Fórmula-1: Acidente com Verstappen, punição e vitória de Hamilton no GP da Grã-Bretanha

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, décima etapa da temporada. Foi a sua quarta vitória no ano, e 99ª na categoria. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) completaram o pódio.

Uma primeira volta eletrizante entre Hamilton e o pole-position, o holandês Max Verstappen (Red Bull) terminou com um toque entre os dois na entrada da curva Copse.  Em altíssima velocidade o pneu dianteiro esquerdo da Mercedes atingiu o traseiro direito da Red Bull, e o holandês saiu da pista, batendo na barreira de pneus.

Pode ser uma imagem de motocicleta, estrada e texto

Pode ser uma imagem de texto que diz "REPL RE AY Lap1 TV VERSTAPPEN MaxVERSTAPPEN 33 RedBu RedBullRacing Lewis HAMIL ON"

 

Verstappen foi atendido pela equipe médica, e levado para o Centro Médico do circuito. O piloto foi liberado, após exames não encontrarem nada de errado. A batida do holandês alcançou 51 G.

“Claro, fico decepcionado por ser tirado da corrida desse jeito. A punição dada não nos ajuda de forma alguma e não compensa a manobra perigosa que o Lewis fez na pista. Ver as comemorações estando no hospital é desrespeitoso, um comportamento antidesportivo, mas vamos em frente”, disse Verstappen.

A prova foi paralisada em bandeira vermelha por 30 minutos. Leclerc assumiu a ponta após o toque entre Verstappen e Hamilton, com o britânico levando uma punição de dez segundos. Com os carros parados, a Mercedes trabalhou em reparos no carro #44.

Leclerc manteve a ponta na relargada, e liderou até a 49ª volta. Quando Hamilton (que pagou a punição nos boxes e voltou em quarto depois do pit stop), usando o DRS, e contando com um erro do piloto da Ferrari, assumiu a ponta na Copse.  Vencendo com 3s871 de vantagem sobre Leclerc. Bottas completou o pódio.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e motocicleta

O birtanico Lando Norris (McLaren) terminou em quarto, seguido pelo parceiro de equipe, o australiano Daniel Ricciardo, e o espanhol Caros Sainz Jr. (Ferrari).

O espanhol Fernando Alonso (Alpine), o canadense Lance Stroll (Aston Martin), o francês Esteban Ocon (Alpine) e o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) completaram a zona de pontos.

O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) marcou a melhor volta, mas como terminou na 16ª posição, não teve direito ao ponto extra.

Verstappen lidera o campeonato com 185 pontos, oito a mais do que Hamilton.

A próxima etapa, o GP da Hungria, em Hungaroring, acontece no dia 01 de agosto.

Final:

1 44 Lewis HAMILTON Mercedes Mercedes 52
2 16 Charles LECLERC Ferrari Ferrari 52
3 77 Valtteri BOTTAS Mercedes Mercedes 52
4 4 Lando NORRIS McLaren Mercedes 52
5 3 Daniel RICCIARDO McLaren Mercedes 52
6 55 Carlos SAINZ Ferrari Ferrari 52
7 14 Fernando ALONSO Alpine Renault 52
8 18 Lance STROLL Aston Martin Mercedes 52
9 31 Esteban OCON Alpine Renault 52
10 22 Yuki TSUNODA AlphaTauri Honda 52
11 10 Pierre GASLY AlphaTauri Honda 52
12 63 George RUSSELL Williams Mercedes 51
13 99 Antonio GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari 51
14 6 Nicholas LATIFI Williams Mercedes 51
15 7 Kimi RAIKKONEN Alfa Romeo Ferrari 51
16 11 Sergio PEREZ Red Bull Honda 51
17 9 Nikita MAZEPIN Haas Ferrari 51
18 47 Mick SCHUMACHER Haas Ferrari 51
ab 5 Sebastian VETTEL Aston Martin Mercedes 40
ab 33 Max VERSTAPPEN Red Bull Honda 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *