Fórmula-1: Alpine pontua duplamente em meio a um clima frenético no GP da Holanda

A escuderia Alpine F1 Team pontuou com seus dois carros no Grande Prêmio Heineken da Holanda, disputado em meio a uma atmosfera incrÁ­vel. Fernando Alonso terminou em sexto após uma ultrapassagem de tirar o fÁ´lego sobre Carlos Sainz na penúltima volta, enquanto que Esteban Ocon cruzou a linha de chegada em nono lugar.

Em meio a um clima de sol e calor, Fernando Alonso fez uma bela largada, ultrapassando Esteban Ocon e Antonio Giovinazzi no topo da inclinação da terceira curva. Os pilotos da Alpine mantiveram suas posições até a única parada no box realizada em voltas consecutivas, trocando seus pneus Pirelli macios por médios.

Fernando Alonso e Esteban Ocon gerenciaram seus respectivos ritmos e pneus para se manterem firmes no top dez. Esteban Ocon perdeu uma posição para Sergio Perez, que recuperou posições após ter largado da reta dos boxes, terminando em nono e arrematando uma quarta pontuação consecutiva para a escuderia. Já Fernando Alonso partiu para cima da Ferrari de Carlos Sainz, aproveitando uma abertura mÁ­nima para fazer uma manobra audaciosa no finalzinho da corrida.

A Alpine F1 Team mantém o quinto lugar do Campeonato de Construtores e ruma agora para Monza, com o objetivo de continuar sua bela série na Itália.

Esteban Ocon / largada: 8º – Chegada: 9º:

“Esta foi uma corrida emocionante ao volante e fico feliz por ter marcado pontos. A largada foi bastante intensa, mas eu adoro isso! Pelo nosso ritmo, provavelmente poderÁ­amos ter terminado uma ou duas posições acima, mas perdemos algumas oportunidades em situações cruciais, como as bandeiras azuis. Mesmo assim, a equipe apresentou um bom ritmo durante toda a semana e podemos ficar satisfeitos com isso. Estes pontos são importantes para o Campeonato de Construtores e vamos buscar repetir esse resultado em Monza, onde fomos competitivos no ano passado. Nosso objetivo agora é continuar nossa bela série.”

Fernando Alonso / Largada: 9º – Chegada: 6º:

“Foi um bom fim de semana, pois marcamos valiosos pontos terminando em sexto. Acho que, em geral, fomos competitivos desde a sexta-feira, fizemos uma excelente largada, mas as duas primeiras curvas são fechadas e tive que abrir o máximo para evitar qualquer contato. Depois disso, mantivemos um ritmo sólido e foi fantástico ultrapassar o Carlos [Sainz] no final, pois no inÁ­cio da corrida não pensei que poderÁ­amos perseguir as Ferrari. Será interessante ver se podemos manter esta dinâmica em Monza. Spa com a pista seca foi a primeira vez que corremos com uma configuração com baixÁ­ssimo downforce, por isso vamos ver se poderemos ter mais um bom fim de semana.”

Marcin Budkowski, diretor executivo:

“Finalmente tivemos uma corrida emocionante, em um circuito onde não esperávamos que as ultrapassagens fossem difÁ­ceis. Nossos dois pilotos fizeram uma boa largada, mesmo ficando um pouco próximos demais na primeira volta. Ainda bem que não aconteceu nada de grave e rapidamente pudemos ultrapassar o Giovinazzi, para gerenciar nossos pneus e fazer uma única parada. Fizemos assim e o final foi cheio de ações e duelos. O Esteban perdeu uma posição para o Checo [Perez], que estava com pneus macios em um carro mais rápido. O Fernando teve uma bela briga com o Carlos [Sainz], terminando em sexto. Conquistamos belos pontos para o campeonato, mas a bela performance do Pierre [Gasly] permite que a Alpha Tauri fiquem dois pontos acima em nossa luta pelo quinto lugar entre os Construtores. Agora, a batalha continua em Monza. Nossos parabéns ao Max, pela vitória em casa e com a presença de uma multidão incrÁ­vel. O clima foi excepcional durante todo o fim de semana – fazia tempo que não vÁ­amos mais isso.”