Fórmula-1: Bottas admite que 2023 foi ‘um ano difícil’ para a Alfa Romeo enquanto espera por mais destaques em 2024

Valtteri Bottas admitiu que a temporada de 2023 foi um “percurso difícil” para a Alfa Romeo, depois de terminarem em nono no campeonato de construtores, com o finlandês voltando suas atenções para o carro “completamente novo” do próximo ano.

Tendo se juntado à equipe para a temporada de 2022 em meio às novas regulamentações técnicas, Bottas teve um início promissor com a Alfa Romeo, terminando no top-10 sete vezes nas primeiras nove corridas.

No entanto, seus resultados caíram, com Bottas pontuando apenas em duas das 13 corridas restantes. Eles terminaram em sexto no campeonato em 2022, mas lutaram para repetir isso em 2023, caindo para o nono lugar.

Bottas terminou em 15º no campeonato de pilotos em 2023, marcando apenas 10 pontos, em comparação com os 49 que marcou em 2022, onde terminou em 10º. Seus melhores resultados na temporada foram no Bahrain e no Catar, onde terminou em oitavo. No mês passado, Bottas revelou qual foi o destaque de seu ano.

“Catar… Tudo o que consigo lembrar é que estava quente”, brincou Bottas. “Eu nem sei onde terminei. Então, destaques? Acho que, infelizmente, eu diria que a primeira corrida da temporada, tivemos um fim de semana sólido, pontuamos imediatamente, tudo parecia bastante bom.”

“Mas depois foi um percurso difícil. Houve algumas ocasiões em que pontuamos, mas não o suficiente. Então, estou definitivamente esperando por mais destaques no próximo ano com um carro novo.”

Ao ser questionado sobre por que as performances caíram após aquele resultado no Bahrain, ele respondeu: “Sim, trouxemos atualizações de forma bastante consistente ao longo do ano, como qualquer equipe, mas algumas foram passos decentes, algumas realmente pequenas.”

“Então, não encontramos nada grande ao longo da temporada. Foi um progresso constante, mas isso não é o suficiente. Enquanto isso, algumas outras equipes encontraram grandes passos, novos conceitos, coisas inovadoras, algumas podem estar copiando outras equipes, mas ainda fizemos um progresso constante, mas, neste esporte, isso nem sempre é suficiente.”

“E, em última análise, a maior coisa foi como o carro nasceu. Definitivamente, nasceu melhor do que o carro do ano passado, mas não o suficientemente melhor. É assim que as coisas acontecem, então não há uma coisa que esteja faltando.”

“Portanto, estou realmente satisfeito por estarmos tentando pensar um pouco fora da caixa agora, e com todas as novas pessoas que temos a bordo e que virão a bordo.”

Perguntado sobre o que precisam fazer para serem mais competitivos na abertura da temporada de 2024 no Bahrain, Bottas respondeu: “Neste esporte, com as margens que temos, é tudo.”

“Não há nada fundamental, mas a boa notícia é que temos um carro completamente novo com algumas ideias novas e novas pessoas na equipe, e é exatamente o que precisamos agora. Então, precisamos dar grandes passos durante o inverno. Essa é a chave.”