Fórmula-1: Escuderia Alpine continua série de pontuações, com seus dois carros terminando no top dez do GP da Itália

A Alpine F1 Team acumulou cinco pontos em Monza, ao final de um Grande Prêmio da Itália permeado de incidentes, com Fernando Alonso terminando em oitavo e Esteban Ocon em décimo. 

O resultado permite que a equipe conserve o quinto lugar no Campeonato de Construtores, mantendo a série de pontuações pela terceira vez consecutiva.

Sob um calor escaldante, os dois carros da Alpine fizeram uma excelente largada com pneus médios (C3), evitando os incidentes das primeiras curvas. Fernando Alonso subiu para o nono lugar, enquanto que Esteban Ocon ganhou duas posições e entrou no top dez.

Mal tinha firmado seu ritmo, Esteban recebeu a ordem de deixar passar Nicholas Latifi na sétima volta, devido a uma ultrapassagem na largada considerada irregular. Esteban entrou em combate com o piloto da Williams que seguia à frente e Sebastian Vettel que vinha atrás. Na entrada da quarta curva, na 15ª volta, Esteban teve uma leve colisão com o piloto alemão, sendo penalizado com cinco segundos pelo incidente. 

Alonso entrou no box para colocar pneus duros na 25ª volta, uma antes de o carro de segurança entrar em ação, após uma colisão entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, na primeira chicana. Esteban aproveitou a atuação do carro de segurança para colocar pneus duros e expurgar sua penalidade. Com o reinício da prova, Alonso estava em oitavo e Esteban em 11º.

O francês continuou na luta, encontrando abertura para ultrapassar Nicholas Latifi na primeira curva da 32ª volta. Enquanto isso, Alonso colocava pressão sobre Lance Stroll, para ganhar o sétimo lugar. Quando cruzou a bandeira quadriculada, Alonso estava em oitavo, enquanto Esteban conquistou o último ponto em jogo.

Esteban Ocon / Largada: 12º – Chegada: 10º:

“A corrida hoje foi animada. Sempre é bom marcar um ponto, mas acho que não tivemos sorte e poderíamos ter marcado mais. Fiz uma boa largada e subi algumas posições, mas tive que ceder um lugar para o Nicholas [Latifi] e isso nos fez perder tempo. Depois, travei uma batalha com o Sebastian [Vettel] e acabamos tendo uma colisão na quarta curva. Não houve danos, mas fomos penalizados em cinco segundos pela manobra. O timing do carro de segurança nos deu a chance de expurgar a penalidade no box, mas isso acabou custando caro, pois poderíamos ter tirado uma bela vantagem disso. Não concordo com as decisões sobre os dois incidentes, mas às vezes é assim que acontece. Este ponto não reflete o trabalho da equipe neste fim de semana, pois tínhamos potencial para marcar muito mais.” 

Fernando Alonso / Largada: 10º – Chegada: 8º:

“Acho que maximizamos nosso potencial hoje, considerando que parecíamos estar menos competitivos neste fim de semana e nos qualificamos em 13º e 14º na sexta. Minha corrida foi bem solitária, mas os dois carros terminaram nos pontos e esse é um bom resultado para a equipe. Acho que isso demonstra que fizemos uma boa corrida, com uma boa estratégia e boas paradas no box. Monza já ficou para trás e espero que possamos recuperar nossa competitividade na próxima corrida, para batalhar por mais pontos no campeonato.”

Marcin Budkowski, diretor executivo

“Esta corrida foi movimentada e é bom podermos sair ilesos, com os dois carros pontuando mais uma vez. Tendo em vista nossa posição na largada, não foi um dia ruim, principalmente porque nossos adversários mais próximos no campeonato estão saindo de mãos abanando. Consolidamos nosso quinto lugar em um traçado pouco favorável ao nosso monoposto. Aproveitamos para dar nossos parabéns ao Daniel, pela vitória de hoje. Ele é o segundo piloto australiano a vencer hoje, após o sucesso do piloto da Alpine Academy Oscar Piastri na corrida principal da Fórmula 2, no período da manhã. Após três Grandes Prêmios seguidos, a equipe vai aproveitar uma pausa bem merecida antes de continuar a temporada em Sochi, um circuito onde devemos ser mais competitivos e brigar ainda mais por pontos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *