Fórmula-1: Max Verstappen vence o GP de Miami

Atual campeão o holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP de Miami, no Autódromo Internacional de Miami, na Flórida, nos EUA, quinta etapa da temporada. Foi a sua terceira vitória no ano, e 23ª na categoria. A dupla da Ferrari, o monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz Jr. completaram o pódio.

Pole-position Leclerc manteve a ponta na largada, com Verstappen pulando de terceiro para segundo, superando Sainz Jr.
Na nona volta Verstappen ultrapassou Leclerc, assumindo a ponta. Rapidamente o holandês abriu uma confortável vantagem, perdendo a liderança apenas na 27ª volta, quando parou nos boxes, deixando Sainz Jr. em primeiro.

Na 39ª volta o espanhol Fernando Alonso (Alpine) acertou o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri), que na sequencia tocou no britânico Lando Norris (McLaren), que ficou parado na pista. O Safety-Car Virtual foi acionado e logo depois o Safety-Car foi para a pista.Â

Gasly escapa, bate forte em Norris e causa safety-car no GP de Miami - NotÁ­cia de Fórmula 1 - Grande Prêmio

Na 48ª volta a prova recomeçou. Leclerc ainda tentou se aproximar de Verstappen, para tentar a ultrapassagem nas voltas finais. Mas mesmo usando o DRS, a Red Bull era muito mais rápida nas retas. Verstappen venceu com 3s7 de vantagem sobre Leclerc. Sainz Jr. foi o terceiro.

O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) terminou em quarto, seguido pela dupla britânica da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton.

O finlandês Valttteri Bottas (Alfa-Romeo), o tailandês Alexander Albon (Williams) e o canadense Lance Stroll (Aston Martin) fecharam a zona de pontos.

Alonso foi punido com cinco segundos pelo toque em Gasly, caindo de oitavo para nono. O espanhol depois da prova recebeu outra punição de cinco segundos, por ganhar vantagem ao escapar da pista, na penúltima volta. Com a nova punição, caiu para a 11ª posição.Â

O alemão Mick Schumacher (Haas) fazia a sua melhor prova na categoria, e vinha em decimo, próximo de marcar os seu primeiro ponto. Quando se envolveu em um toque com o compatriota, e amigo Sebastian Vettel (Aston Martin). Com o bico quebrado, Schumacher foi para os boxes, terminando na 15ª posição.

Leclerc lidera o campeonato com 104 pontos, seguido por Verstappen com 85.

A próxima etapa, o GP da Espanha, em Barcelona, acontece no dia 22 de maio.

Final:

1 Max VERSTAPPEN Red Bull Red Bull 57 1h 34m 24.258s ( 195.961 km/h )
2 Charles LECLERC Ferrari Ferrari 57
3 Carlos SAINZ Ferrari Ferrari 57
4 Sergio PEREZ Red Bull Red Bull 57
5 George RUSSELL Mercedes Mercedes 57
6 Lewis HAMILTON Mercedes Mercedes 57
7 Valtteri BOTTAS Alfa Romeo Ferrari 57
8 Esteban OCON Alpine Renault 57
9 Alexander ALBON Williams Mercedes 57
10 Lance STROLL Aston Martin Mercedes 57
11 Fernando ALONSO Alpine Renault 57
12 Yuki TSUNODA AlphaTauri Red Bull 57
13 Daniel RICCIARDO McLaren Mercedes 5
14 Nicholas LATIFI Williams Mercedes 57
15 Mick SCHUMACHER Haas Ferrari 57
16 Kevin MAGNUSSEN Haas Ferrari 56
17 Sebastian VETTEL Aston Martin Mercedes 54
ab Pierre GASLY AlphaTauri Red Bull 45
ab Lando NORRIS McLaren Mercedes 39
ab Guanyu ZHOU Alfa Romeo Ferrari 6