Fórmula-1: Ocon dita o ritmo enquanto falha no carro de Russell causa acidente grave no teste pós-temporada em Abu Dhabi

Esteban Ocon ditou o ritmo à medida que a temporada de 2023 chegava ao fim com um dia movimentado e cheio de incidentes nos testes em Abu Dhabi.

As equipes puderam usar dois carros – um para os pilotos titulares testarem pneus e outro para os estreantes – mas o início dos treinos foi adiado por 25 minutos por uma razão um tanto incomum: o helicóptero médico ainda não estava posicionado. A visão do helicóptero circulando a pista foi suficiente para que George Russell se dirigisse ao final do pit lane pronto para começar seus treinos, mas foram mais alguns minutos antes que o helicóptero pousasse e a pista ficasse liberada.

Após esse atraso, houve uma interrupção meia hora depois devido a um vazamento de água na pista entre as curvas 13 e 14. O vazamento provocou uma bandeira vermelha enquanto o problema era corrigido, fazendo com que as equipes perdessem mais 25 minutos naquela ocasião.

A próxima bandeira vermelha foi causada por meios mais tradicionais, com Russell batendo na Curva 6 pouco depois das 13h, horário local. Uma aparente falha no carro fez com que o piloto da Mercedes fosse direto ao final da reta longa, danificando seriamente a parte dianteira direita do carro e encerrando prematuramente sua participação no dia.

Enquanto muitas equipes já estavam pensando em um intervalo para o almoço, a paralisação de quase 30 minutos forçou isso para algumas e levou aquelas que estavam testando diferentes pilotos à tarde a começar a trabalhar na troca de configurações de seus carros.

Apesar do número de carros na pista, houve relativamente poucos momentos que chamaram a atenção da direção de prova. A rodada de Jake Dennis com sua Red Bull na Curva 12, com três horas restantes no dia, foi uma dessas que causou um período de bandeira amarela, assim como Zak O’Sullivan após uma rodada na Curva 1 mais tarde.

Mas houve uma interrupção tardia e dramática, quando Ayumu Iwasa teve que parar seu AlphaTauri na entrada dos boxes e os bombeiros precisaram apagar seu carro, causando mais 15 minutos de atraso.

Apesar de tudo isso, Ocon desfrutou de uma sessão tranquila e ditou o ritmo com um tempo de 1:24.393, completando 110 voltas e terminando quase 0,3s à frente do novo piloto reserva da McLaren, Pato O’Ward, com os 19 primeiros pilotos todos marcando seus melhores tempos com o composto C5 mais macio. O mexicano – que também participou do FP1 no último fim de semana – superou Fred Vesti da Mercedes e Sergio Perez na dominante Red Bull deste ano, com os quatro pilotos superando as 100 voltas.

“Foi um dia muito positivo”, disse Perez. “Sempre nesses dias de teste, é sempre um saco acabar fazendo isso, mas há muito aprendizado e é produtivo também.”

“Foi bom e importante investir o tempo, foi outro dia produtivo e acho que especialmente saindo de uma corrida, tudo está muito fresco, o circuito foi muito representativo, especialmente à tarde, então sim, muitos testes produtivos e boas informações para o próximo ano. No geral, é uma boa maneira de encerrar o ano.”

Carlos Sainz havia sido o mais rápido na metade do dia antes de passar o carro para seu companheiro de equipe Charles Leclerc na Ferrari, e o espanhol caiu para quinto na bandeira quadriculada, à frente de seu compatriota Fernando Alonso.

Lance Stroll pilotou pela manhã para a Aston Martin antes de passar o carro para Alonso, o que significa que o bicampeão mundial teve tempo para apenas 37 voltas.

Em seguida veio Jack Doohan após um dia produtivo como reserva da Alpine, com um melhor tempo de 1:25.038, deixando-o apenas 0,012s à frente de Robert Shwartzman na Ferrari, enquanto Logan Sargeant e Leclerc – ambos correndo à tarde – completaram os dez primeiros.

Recém-saídos de seus testes no FP1, Theo Pourchaire e Felipe Drugovich foram 11º e 12º pela Alfa Romeo e Aston Martin, respectivamente, enquanto a interrupção de Iwasa ocorreu após 96 voltas em sua estreia pela AlphaTauri, terminando em 15º no geral.

Outro estreante foi visto na Williams, onde Franco Colapinto se tornou o primeiro argentino a pilotar um carro de Fórmula 1 atual por mais de 20 anos, completando 65 voltas de manhã antes de entregar o carro para O’Sullivan. Seu total foi apenas metade da referência, pois Pietro Fittipaldi ostentava a maior quilometragem com 130 voltas pela Haas.

Tempos:
1 – Esteban Ocon (Alpine-Renault) – 1’24″393 – 110 voltas
2 – Patrick O’Ward (McLaren-Mercedes) – 1’24″662 – 103
3 – Frederik Vesti (Mercedes) – 1’24″679 – 106
4 – Sergio Perez (Red Bull-Honda) – 1’24″715 – 117
5 – Carlos Sainz (Ferrari) – 1’24″799 – 69
6 – Fernando Alonso (Aston Martin-Mercedes) – 1’24″827 – 37
7 – Jack Doohan (Alpine-Renault) – 1’25″038 – 108
8 – Robert Shwartzman (Ferrari) – 1’25″050 – 123
9 – Logan Sargeant (Williams-Mercedes) – 1’25″263 – 56
10 – Charles Leclerc (Ferrari) – 1’25″371 – 66
11 – Theo Pourchaire (Sauber-Ferrari) – 1’25″424 – 96
12 – Felipe Drugovich (Aston Martin-Mercedes) – 1’25″554 – 123
13 – Yuki Tsunoda (Alpha Tauri-Honda) – 1’25″570 – 59
14 – Jake Dennis (Red Bull-Honda) – 1’25″666 – 124
15 – Ayumu Iwasa (Alpha Tauri-Honda) – 1’25″753 – 96
16 – Oliver Bearman (Haas-Ferrari) – 1’25″779 – 110
17 – Zak O’Sullivan (Williams-Mercedes) – 1’25″842 – 50
18 – Oscar Piastri (McLaren-Mercedes) – 1’25″930 – 123
19 – Pietro Fittipaldi (Haas-Ferrari) – 1’25″940 – 130
20 – George Russell (Mercedes) – 1’26″283 – 58
21 – Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) – 1’26″681 – 50
22 – Franco Colapinto (Williams-Mercedes) – 1’26″832 – 65
23 – Daniel Ricciardo (Alpha Tauri-Honda) – 1’26″965 – 55
24 – Guan Yu Zhou (Sauber-Ferrari) – 1’27″387 – 106
25 – Alexander Albon (Williams-Mercedes) – 1’27″824 – 51