Fórmula 1 planeja introduzir Q4 em classificações a partir de 2020

As mudanças promovidas pela direção da Fórmula 1 nos últimos anos devem seguir na temporada 2020. E dessa vez, a discussão é quanto uma possível alteração, discutida há algum tempo, no formato do treino qualificatório, abandonando a ideia de três e introduzindo uma quarta sessão no treino que define o grid de largada dos Grandes Prêmios.

De acordo com o site Motorsport, o assunto sobre a mudança no formato permanece e foi novamente discutido nesta semana pelo Grupo de Estratégia. O Grupo de Trabalhos do Esporte, que faz os regulamentos esportivos, também tem abordado esse tema nos últimos meses. Ao que tudo indica, a ideia está ganhando força e deve ser aceita quando colocada para votação.

No novo formato de treino classificatório, quatro carros seriam eliminados no primeiro, segundo e terceiro estágios, deixando oito para disputar Q4, que define o grid de largada. Uma das expectativas é de que a alteração criaria mais incerteza nos principais pilotos, que teriam que fazer boas voltas em três sessões.

Um dos empecilhos para a instalação da novidade, porém, é em relação aos pneus, já que a Pirelli está relutante em fornecer jogos extras. Entre as alternativas estão a possibilidade dos pilotos iniciarem a prova com os pneus que utilizaram na última sessão do treino. Em decorrência disso, os pilotos rápidos começariam com pneu menos durável, enquanto os que largarem mais atrás estariam em melhores condições.

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *