Fórmula 2: Pourchaire, Vesti e Iwasa se preparam para disputa de título acirrada em Abu Dhabi

Há campeonatos em jogo neste fim de semana em Yas Marina, já que tanto os títulos de pilotos quanto de equipes da FIA Formula 2 estão em disputa durante a última rodada da temporada.

Theo Pourchaire está à beira de conquistar o título de pilotos, liderando Frederik Vesti e Ayumu Iwasa para a final.

Todos os três foram vencedores de corridas pelo menos uma vez em 2023, tendo conquistado várias poles e pódios entre eles – e cada um já foi incorporado aos programas de jovens pilotos da Fórmula 1.

Enquanto Pourchaire leva uma vantagem de pontos para a última rodada do ano, qualquer coisa pode acontecer se considerarmos as corridas anteriores deste ano.

A situação dos pontos dos pilotos

Pourchaire, piloto da ART Grand Prix, é o homem a ser batido. Ele lidera a classificação com 191 pontos, uma boa vantagem de 25 pontos sobre seu concorrente mais próximo, Vesti, da PREMA Racing.

O dinamarquês apoiado pela Mercedes enfrentou algumas rodadas difíceis, perdendo a liderança do campeonato para o piloto da Sauber Academy após três resultados consecutivos sem pontuar nas últimas três corridas principais.

Para Pourchaire conquistar o título antes do último domingo da temporada, ele precisará terminar a corrida sprint com pelo menos uma vantagem de 29 pontos sobre Vesti.

Se Vesti levar a luta pelo título para o último dia, então tudo está em aberto. Ele correu apenas uma vez no Circuito Yas Marina, enquanto Pourchaire estará visitando o local pela terceira vez – mas nunca subiu ao pódio em Abu Dhabi.

Vesti, por outro lado, foi vencedor na última corrida Sprint em Monza e conquistou mais quatro vitórias ao longo da temporada de 2023, em comparação com uma de Pourchaire.

Iwasa é o azarão para o título, já que o piloto da Red Bull Junior Team está 39 pontos atrás do líder. Isso significa que ele precisará de uma pontuação máxima durante o fim de semana, conquistando a pole, ambos os pontos de volta mais rápidos nas corridas sprint e principais, juntamente com ambas as vitórias, para permanecer na disputa.

Será necessário que Pourchaire não pontue para que ele tenha qualquer chance de reverter o déficit, sem contar o que Vesti pode fazer no intervalo.

A batalha das equipes

Não é apenas o título dos pilotos que será decidido em Abu Dhabi. A PREMA está tentando recuperar o título de equipes após o sucesso da MP Motorsport em 2022, competindo com a ART Grand Prix em uma extensão da disputa pelo título de pilotos.

Com Vesti liderando a PREMA e Pourchaire desafiando pela ART, ambas as equipes têm muito em jogo na final.

Para a PREMA, um retorno representaria o terceiro título nas equipes da Fórmula 2, ampliando seu recorde no campeonato sobre seus rivais. Para a ART, seria o primeiro título na categoria, e eles estão bem posicionados para alcançar o feito.

É a equipe francesa que lidera com 322 pontos, à frente da PREMA com 296, apesar desta última ter conquistado as vitórias nas corridas sprint e principais em Monza na última vez.

Nas últimas três temporadas, o campeão de pilotos competiu pela equipe campeã, com duas delas conquistadas pela PREMA. A ART manterá o padrão ou a PREMA conseguirá reverter o déficit de maneira dramática?

A batalha dos novatos

Com ambos os campeonatos em jogo para ART e PREMA, seus dois pilotos estreantes estarão lutando para terminar como os principais estreantes em 2023.

Victor Martins e Oliver Bearman são os dois que estão na disputa, e as margens são incrivelmente estreitas. Martins da ART está atualmente em quinto no campeonato de pilotos com 131 pontos. Bearman é o sexto pela PREMA, com 130.

Ambos tiveram um início lento na temporada, mas, depois de se encontrarem, foram indiscutivelmente rápidos.

A ruptura de Bearman veio com estilo quando ele dominou a etapa de Baku, levando quase todos os pontos disponíveis. Pole position, vitória na Sprint Race e vitória na corrida principal o lançaram nas classificações, mas Martins também foi incrivelmente consistente.

A série de 14 finais consecutivos pontuando, incluindo uma vitória inaugural em Silverstone, o levou à pontuação no campeonato.

A vitória de Bearman e um problema mecânico para Martins em Monza significaram que o britânico reduziu a diferença para apenas um ponto nas classificações antes da final deste fim de semana em Abu Dhabi.

Na temporada passada, os dois lutaram pelo título da FIA Fórmula 3, com Martins vencendo essa batalha e conquistando o campeonato. No entanto, Bearman buscará coroar uma impressionante temporada de 2023 – que incluiu participações nos treinos livres da Fórmula 1 – terminando à frente de seu rival familiar desta vez.

Está tudo em jogo, então, indo para os Emirados Árabes Unidos e a última corrida da temporada…