Fórmula Academy Sudamericana fecha temporada com balanço positivo

A Fórmula Academy Sudamericana finalizou a temporada 2018 com um balanço bastante positivo. A categoria-escola, que realizou seis rodadas duplas nos autódromos de Londrina (PR), Interlagos (SP), Velo Città (SP) e Montevidéu (URU), estabeleceu-se no Brasil e atraiu a atenção de jovens pilotos do kartismo nacional. O campeão foi o paulista Juan Vieira, que tem oito anos de experiência no kart e conquistou seu primeiro título no automobilismo.

Para o diretor do campeonato, Gerardo ‘Tato’ Salaverría, o primeiro ano sob novo nome (a categoria foi denominada F4 Sul-americana entre 2014 e 2016) pode ser classificado como “muito bom”. “Foi uma temporada de implementação da categoria em solo brasileiro. Acho que o resultado foi ótimo, dentro de nossas expectativas. Conseguimos chamar a atenção de novos talentos e também de pilotos que correram conosco no passado. De modo geral, estou satisfeito com o que alcançamos até aqui”, afirma.

Salaverría explica que o conceito da categoria no formato de monogestão é a chave para a formação completa de jovens talentos. “Acredito que o nosso formato seja muito interessante para pilotos que iniciam no automobilismo. Além do carro ser de fibra de carbono com câmbio sequencial, tem uma carga aerodinâmica ideal para essa fase de carreira. Temos também um sistema de integração entre todos os pilotos e o staff técnico. Assim, todos trocam informações, bem como os dados da telemetria, que é fundamental para os pilotos melhorarem a cada ida à pista”, complementa.

Outro ponto positivo para a categoria foi o trabalho voluntário de estudantes do curso de Especialização em Mecânica do Senai. Salaverría afirma que o aprendizado dos garotos ao longo de um ano vai gerar frutos para eles no futuro. “Tivemos um acordo com o pessoal do Senai e cerca de dez estudantes se interessaram em fazer parte do quadro técnico da categoria. O trabalho foi ótimo. Tenho certeza que eles aprenderam bastante e pavimentaram o caminho para trabalhar com automobilismo no futuro”, explica.

O diretor adianta que os treinos coletivos de pré-temporada já começam no início do ano que vem. “O momento agora é de descansar. Já posso adiantar que os testes começam no fim de janeiro e continuam durante todo o mês de fevereiro. Em março começa a temporada com duas ou três corridas em cada etapa. Em breve, anunciaremos os locais”, finaliza Salaverría.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *