O português AntÁ´nio Felix da Costa (Amlin Aguri) venceu neste sábado (10/01), o ePrix de Buenos Aires, na Argentina, quarta etapa da temporada. Foi a primeira vitória do piloto na categoria. O francês Nicolas Prost (e.dams-Renault) e o brasileiro Nelsinho Piquet (China Racing) completaram o pódio.
Antes da prova, todos os pilotos e membros das equipes, autoridades argentinas e o Presidente da FIA, o francês Jean Todt, se juntaram no grid, para um minuto de silencio. Em homenagem as vÁtimas do ataque terrorista a revista Charlie Hebdo, em Paris, no começo da semana.
Pole-position, o suÁço Sébastien Buemi (e.dams-Renault) manteve a liderança nas primeiras voltas, seguido pelo brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport ABT) e o alemão Nick Heidfeld (Venturi).
Pouco antes do inicio da janela para a troca de carros, na 15ª volta, o indiano Karun Chandhok (Mahindra) acertou o muro da curva dez, após a suspensão traseira quebrar. O Safety-Car foi acionado.
Com a prova reiniciada, Buemi, também com uma quebra de suspensão, bateu no mesmo lugar que Chandhok. Di Grassi assumiu a liderança, até ser outra vÁtima de quebra de suspensão na mesma curva, duas voltas depois.
Heidfeld era o novo lÁder, seguido pelo britânico Sam Bird (Virgin Racing). Por ignorar a luz vermelha na saÁda do pit, Bird levou um drive-through, e caiu para a 16ª posição.
Por exceder o limite de velocidade nos pits, Heidfeld teria que cumprir um drive-through. Na volta final, Heidfeld cumpriu a punição, deixando Da Costa livre para receber a bandeirada em primeiro.
A disputa pelas duas posições restantes do pódio; entre Prost, o alemão Daniel Abt (Audi Sport ABT) e o espanhol Jaime Alguersuari (Virgin Racing) movimentou as voltas finais. Abt tentou superar Alguersuari, os dois se tocaram, e o espanhol rodou. O ex-piloto da Toro Rosso na F-1 conseguiu retornar a prova, sem perder posições, ao contrário de Abt.
Prost foi o segundo, seguido por Piquet. O brasileiro fez uma prova de recuperação após, devido a um erro de comunicação com a equipe, entrar nos boxes uma volta depois do ideal, quando o Safety-Car saiu da pista.
Alguersuari terminou em quarto, seguido pelo brasileiro Bruno Senna (Mahindra) e o francês Jean-Eric-Vergne (Andretti). Bird (que ganhou dois pontos pela volta mais rápida), o mexicano Salvador Duran (Amlin Aguri), Heidfeld e o espanhol Oriol ServiÁ (Dragon) completaram a zona de pontos.
Após a prova, Duran foi excluÁdo (por usar mais potencia que a permitida) e perdeu o oitavo lugar. Heidfeld, ServiÁ e o francês Stephane Sarrazin (Venturi) ganharam uma posição cada, na zona de pontos.
Piquet foi punido com cinco posições no grid da próxima prova (por excesso e velocidade em bandeira amarela) e Trulli (por troca de câmbio), dez posições.
Di Grassi lidera o campeonato com 58 pontos, dez a mais do que Bird. Buemi é o terceiro com 43, um a mais do que Prost. Piquet em quinto soma 37. Senna com 18 ocupa a 11ª posição.
A próxima etapa acontece em Miami, nos EUA, no dia 14 de março.
Final:
1 Antonio Felix da Costa Aguri 35 voltas em 48m52s100
2 Nicolas Prost   e.dams a 5.354
3 Nelsinho Piquet China a 8.552
4 Jaime Alguersuari Virgin a 11.148
5 Bruno Senna Mahindra a 11.535
6 Jean-Eric Vergne Andretti a 13.319
7 Sam Bird Virgin a 13.617
8 Nick Heidfeld Venturi a 15.464
9 Oriol Servia Dragon a 19.334
10 Stephane Sarrazin Venturi a 28.973
11 Ho-Pin Tung China a 37.858
12 Marco Andretti Andretti a 1 volta
13 Daniel Abt Abt a 2 voltas
14 Jerome D’Ambrosio Dragon a 2 voltas
Abandonos:
Jarno Trulli Trulli 30 voltas Â
Lucas di Grassi Abt 26 voltas Â
Sebastien Buemi   e.dams 23 voltas
Michela Cerruti Trulli   20 voltas
Karun Chandhok Mahindra 15 voltas
ExcluÁdo:
8 Salvador Duran Aguri a 14.724