Fórmula E começa uma nova era no México

A ABB FIA Fórmula E inicia sua nona temporada neste sábado com o E-Prix do México, que marcará a estreia do novo carro Gen3 no campeonato de monopostos 100% elétricos.

 

O autódromo Hermanos RodrÁ­guez, na Cidade do México, será o cenário de uma nova etapa que ficará na história da ABB FIA Fórmula E ao receber a primeira corrida da temporada e estrear o novo carro, Gen3.

 

As 11 equipes e 22 pilotos da Fórmula E já passaram pelos testes particulares e por três

dias de testes no circuito de Valência, na Espanha, para acumular quilÁ´metros e conhecer o carro novo.

 

As equipes enfrentam um novo desafio ao entrar na era Gen3, pois o carro passou por um enorme salto tecnológico que gerou um monoposto elétrico mais rápido, leve, potente,  eficiente e sustentável.

 

O Gen3 atinge uma velocidade máxima de 320 km/h, conta com um chassi 60 kg mais leve e menor que seu antecessor, um trem de força dianteiro adicional e 100 kw de potência a mais que o Gen2 (350 kW), com o dobro da capacidade de regeneração. Isto significa que mais de 40% da energia usada na corrida é regenerada durante a frenagem. Os pilotos dizem que tudo isso se traduzirá em mais ultrapassagens e em carros mais rápidos.

 

Mudanças de equipes e pilotos na Fórmula E

 

A DS Automobiles fez parceria com a Penske Autosport para a temporada 2022/23 e contrataram dois dos maiores nomes do grid: o atual campeão Stoffel Vandoorne, além do único bicampeão da Fórmula E, Jean-Eric Vergne. Durante os testes em Valência conseguiram o segundo e terceiro tempos mais rápidos, respectivamente.  Será que este vai ser o time vencedor desta temporada? Os pilotos estão confiantes e certamente Vandoorne tem as ferramentas necessárias para defender o tÁ­tulo e tentar igualar a honra de Jean-Eric Vergne.

 

Dois grandes nomes, McLaren e Maserati, entrarão em cena nesta nona temporada da Fórmula E. Ambas as marcas disseram que a Fórmula E é fundamental para o desenvolvimento de seus veÁ­culos elétricos, pois consideram o campeonato como um intenso laboratório para passar o que foi aprendido com os carros de corrida para os carros de rua.

 

A McLaren é um dos maiores nomes do automobilismo, com 20 tÁ­tulos na Fórmula 1, onde também soma 180 vitórias, além de três vitórias nas 500 milhas de Indianápolis, assim como uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. René Rast, o múltiplo campeão do DTM e já conhecido na Fórmula E, retorna ao campeonato como piloto da McLaren em parceria com Jake Hughes, quem impressionou na prática, estabelecendo o quarto tempo mais rápido da semana. Rast, por sua vez, é um velocista comprovado.

 

A Maserati terá seu retorno Á s corridas neste fim de semana pela primeira vez em mais de 60 anos e se tornará a primeira marca italiana a competir na Fórmula E. Os pilotos da equipe são Edoardo Mortara e Maximilian Gunther, um dos destaques nos testes de Valência.

 

Ambas as equipes competirão junto com gigantes do esporte a motor, como Jaguar, Andretti, Nissan, DS, Mahindra, Porsche, NIO e ABT Sportsline, que recebe o fabricante espanhol CUPRA como parte de sua organização desde a nona temporada com Robin Frijns e Nico Mueller ao volante.

 

Entre as mudanças de pilotos, AndrÁ¨ Lotterer se junta a Jake Dennis na Avalanche Andretti,

agora com Motor Porsche. Já, o campeão da sexta temporada Antonio Felix Da Costa, foi contratado pela TAG Heuer Porsche para substituir Lotterer na equipe alemã, em parceria com Pascal Wehrlein.

 

Nick Cassidy permanece na Envision Racing, competindo junto com o veterano piloto da Nissan e.dams e o campeão da segunda temporada, Sébastien Buemi, que deixou sua equipe anterior após oito temporadas completas, o mandato mais longo de um piloto na história da Fórmula E. Envision será movida pela Jaguar nesta nona temporada.

 

NIO 333 mantém Dan Ticktum, que formará dupla com Sérgio Sette Câmara, que fez algumas performances impressionantes no ano passado para a Dragon/Penske Autosport. Â

 

Na Nissan há mais uma formação completamente renovada, com o regresso de Norman Nato, formando equipe com o franco-argentino Sacha Fenestraz, que substituiu Antonio Giovinazzi em Seul na última corrida da oitava temporada. A Mahindra Racing colocará na pista dois experientes vencedores: Oliver Rowland e o campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi.

 

A atividade do E-Prix do México começará nesta sexta-feira com uma sessão de treinos livres, e no sábado haverá um segundo treino, seguido pela qualificação e corrida.