Fórmula-E: Da Costa consegue triunfo memorável na Cidade do Cabo

António Félix da Costa, da Porsche, largou em 11º e conquistou a vitória no E-Prix da Cidade do Cabo após duas ultrapassagens incrÁ­veis sobre Jean-Eric Vergne e Nick Cassidy, que completaram o pódio.

 

Da Costa voltou Á  forma há duas semanas em Hyderabad ao terminar em terceiro, mas o que ele mostrou neste sábado na Cidade do Cabo foi algo mais, durante uma corrida emocionante em mais um novo circuito, com apenas 13 pilotos terminando o evento no fio da navalha.

 

Na volta 20, o piloto da Porsche já havia se infiltrado entre os três primeiros. Com o pelotão pressionado por uma bandeira amarela total na volta 21, os quatro primeiros ficaram separados por apenas 1,5 segundos e começou a luta pela liderança. Nick Cassidy, da Envision Racing, tinha ultrapassado o impressionante novato e dono da pole Sacha Fenestraz e Maximilian Gunther na primeira rodada de ativações do MODO DE ATAQUE, indo mais longe antes de buscar seu impulso inicial de 50kW para manter a liderança.

 

A bandeira amarela havia sido causada por Gunther, que bateu no muro e teve que desistir da corrida. Cassidy y Fenestraz ativaram seu segundo MODO DE ATAQUE antes da neutralização, o que levou o franco-argentino a ficar Á  frente de Da Costa e Vergne.

 

No recomeço da corrida, Da Costa partiu para cima de Cassidy e na volta 24 fez uma ultrapassagem impressionante para tirar a liderança do neozelandês na parte mais difÁ­cil da pista: a combinação das curvas 7, 8 e 9 que havia sido palco de três acidentes no inÁ­cio do fim de semana.

 

Da Costa mergulhou por fora da curva 7 e entrou por dentro na curva 8, mantendo o pé no acelerador.

 

O piloto da Porsche então abriu espaço suficiente para usar seu segundo MODO DE ATAQUE obrigatório e retomar a liderança, mas falhou no loop de ativação, cedendo a liderança para Vergne. O francês, vencedor em Hyderabad, nunca havia conseguido duas vitórias consecutivas até aquele momento.

 

Vergne permaneceu na frente quando as 30 voltas planejadas foram concluÁ­das, mas uma neutralização no inÁ­cio da corrida com um carro de segurança somou mais duas voltas Á  competição.

 

Na volta 31, Da Costa tentou novamente a mesma ultrapassagem, desta vez sobre Vergne, um dos seus rivais mais duros. Mais uma vez, não havia espaço, mas mesmo assim ele conseguiu passar por fora da curva 7 rumo Á s curvas 8 e 9, obtendo uma vitória memorável sob forte pressão de JEV, que seguiu até o final sem desistir.

 

Enquanto isso, Fenestraz conseguiu passar Cassidy para um possÁ­vel pódio, mas infelizmente o piloto da Nissan bateu no muro na última volta e foi o fim para ele. Tão perto, mas tão longe para o novato, depois de outro impressionante fim de semana de corrida. Cassidy agradeceu o presente e conquistou seu segundo pódio consecutivo depois de terminar em segundo na Ándia.

 

René Rast (NEOM McLaren) ficou em quarto depois de avançar seis posições, enquanto Sébastien Buemi (Envision Racing) ficou em quinto. Dan Ticktum garantiu que a equipe NIO 333 voltasse a pontuar com força no sexto lugar.

 

O atual campeão Stoffel Vandoorne ficou em sétimo, enquanto Norman Nato (Nissan), Andre Lotterer (TAG Heuer Porsche) e Jake Hughes (NEOM McLaren) completaram o top 10.

 

Pascal Wehrlein, o lÁ­der do campeonato e companheiro de equipe de Da Costa na Porsche, colidiu na traseira do Envision Racing de Buemi na primeira volta e teve que desistir da corrida.

 

Jake Dennis, da Avalanche Andretti, o segundo nos pontos, abriu passagem até a nona posição tentando aproveitar a saÁ­da de Wehrlein, mas foi penalizado com um drive-through por estar com os pneus com uma pressão inferior ao regulamento.

 

Apesar de ter que abandonar a corrida, Wehrlein ainda lidera o campeonato de pilotos com 80 pontos, contra os 62 de Dennis. Vergne é o terceiro com 50 pontos, enquanto Da Costa está em quarto lugar com 46. A Porsche lidera o campeonato por equipes com 126 pontos, seguida pela Envision Racing, com 84.

 

O próximo evento será em São Paulo, no dia 25 de março, marcando a primeira visita da Fórmula E ao Brasil.