Fórmula-E: Di Grassi ansioso por Roma: “Pista emocionante”

Com modificações, traçado nas ruas italianas volta ao calendário mais extenso, técnico e veloz

O Campeonato Mundial de Fórmula E retoma a ação neste final de semana (10 e 11) com a disputa da terceira e quarta etapas da temporada, em um traçado reformulado nas ruas de Roma. Esta será a terceira vez que a categoria competirá na capital italiana, onde o brasileiro Lucas Di Grassi possui um bom retrospecto: a vitória escapou em 2018, quando Di Grassi foi o segundo colocado. O piloto da equipe Audi ABT Sport Schaeffler voltou a pontuar ao chegar em sétimo na mais recente edição da prova em Roma, em 2019. “Duas coisas estão animando a equipe para este final de semana: mostrar o potencial do nosso carro, que não pudemos fazer na primeira rodada dupla, e competir no novo traçado de Roma, que ficou muito emocionante”, resumiu Lucas. “A FIA e a F-E estão de parabéns pelo resultado dessa reformulação”, continuou o campeão da categoria em 2017. A TV Cultura e o Sportv exibirão as duas provas ao vivo.
Percorrendo trechos charmosos da histórica capital italiana, o novo traçado agora possui 3.385 metros, contra 2.860 metros da versão anterior. “Foi preservada parte da pista anterior, mas a reformulação incluiu a adição de três novas curvas velozes, um trecho tecnicamente manhoso, além de retas mais longas e mais pontos de ultrapassagem”, conta o brasileiro. “Deve ser uma das melhores pistas do calendário”, observou Lucas, que é um dos consultores da FIA e da F-E para o desenvolvimento das pistas utilizadas pela categoria.
Sobre o modelo Audi e-tron FE07, Lucas acredita que suas características podem “casar” com as do traçado italiano. “Nas duas primeiras etapas, na Arábia Saudita, nós já tivemos momentos de boa performance. O que faltou foi oportunidade para manter a constância e nos aproximarmos dos carros que estavam na frente”, diz Lucas. “Um carro que parece ter potencial é sempre uma injeção de ânimo. Mas todo mundo sabe que na F-E a concorrência é forte e trabalha muito. Então, precisamos ver como as coisas vão acontecer lá na pista efetivamente. De qualquer forma, nosso time está otimista. E isso já é um ótimo começo”, concluiu o piloto brasileiro da Audi Sport ABT Schaeffler. Após duas etapas, a liderança do Campeonato está com o holandês Nyck De Vries, da equipe Mercedes, que soma 32 pontos. Di Grassi está em 14º, com seis pontos.

Programação – A categoria realiza nesta sexta-feira um shakedown, treino de verificação dos sistemas dos carros, geralmente realizado em poucas voltas. Confira a agenda em Roma já nos horários de Brasília:

Sexta, 9 de abril
12h30 – shakedown

Sábado, 10 de abril
03h00 – Treino Livre 1
06h15 – Treino Livre 2
07h00 – Classificação
11h00 – largada da 3ª etapa

Domingo, 11 de abril
02h00 – Treino Livre 3
04h00 – Classificação
08h00 – Largada da 4ª etapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *