Fórmula-E: Jake Dennis domina a pista e vence com a Avalanche Andretti no E-Prix do México

Jake Dennis, da equipe Avalanche Andretti, fez um trabalho absolutamente dominante para vencer de forma sobressalente no E-Prix da Cidade do México, a primeira rodada da temporada 9 da Fórmula E. Pascal Wehrlein (Porsche) e Lucas di Grassi (Mahindra Racing) completaram o pódio da primeira corrida da era Gen3 do campeonato.

 

Jake Dennis foi aclamado no estádio “Foro Sol” pelas arquibancadas lotadas que o assistiram vencer, com cerca de 40.000 torcedores mexicanos presentes para participar da competição que marcou a estreia dos novos monopostos Gen3 na série 100% elétrica.

 

O piloto da Andretti largou da segunda posição atrás de Lucas di Grassi, que havia feito a pole position antes, para logo depois fazer a jogada da vitória na volta 12, aproveitando a brecha deixada pelo brasileiro.

 

A partir daÁ­, Dennis se afastou do resto, apesar de ter que gerir alguns perÁ­odos no Safety Car, para cruzar a linha de chegada mais de sete segundos Á  frente de Wherlein.

 

Wehrlein também teve uma grande corrida. O vencedor do ano passado no México largou do sexto lugar e avançou em seu Porsche para o segundo lugar,  terminando com uma margem de 11 segundos sobre o terceiro colocado, Lucas Di Grassi.Â

 

Apesar de ter conquistado a pole position, Di Grassi se manteve na defensiva desde o segundo terço da corrida. O brasileiro perdeu cerca de um ponto percentual de energia utilizável em comparação com os outros e teve que usar toda a sua astúcia para se defender dos ataques de Jake Hughes, da NEOM McLaren, nas últimas voltas.

 

Porém no final o estreante teve que se preocupar com André Lotterer, que seguia no outro carro de Andretti, aliviando a pressão sobre Lucas di Grassi.

 

Lotterer, fiel ao seu estilo agressivo, de forma alguma se contentaria com o quinto lugar. Na última volta, ele aproveitou a oportunidade e mergulhou por dentro da McLaren de Hughes na forquilha, conseguindo ultrapassá-lo e terminar em quarta posição.

 

Mesmo assim, a estreia de Hughes não decepcionou com o quinto lugar, já que o piloto vem impressionando desde o momento em que pisou no carro da McLaren nos testes em Valência.Â

 

Sébastien Buemi, que mudou da Nissan para a Envision Racing nesta temporada, renasceu das cinzas e completou uma forte corrida, terminando em sexto lugar.

 

O campeão da sexta temporada, AntÁ´nio Félix da Costa, estreou como piloto da Porsche com o sétimo lugar e Mitch Evans, com o único Jaguar capaz de terminar a prova após o abandono de Sam Bird, chegou calmamente aos pontos e Á  oitava colocação. Os dez primeiros lugares foram completados por Nick Cassidy (Envision Racing) e o atual campeão Stoffel Vandoorne (DS Penske).

 

O piloto franco-argentino Sacha Fenestraz passou a maior parte da corrida na zona de pontos, mas perdeu terreno na parte final e terminou em 15º, uma posição Á  frente do brasileiro Sérgio Sette Câmara.

 

A corrida teve um inÁ­cio difÁ­cil com um incidente entre Robin Frijns (Abt) e Norman Nato (Nissan), que ativou o primeiro safety car e resultou na fratura do pulso esquerdo de Frijns.

 

Dennis também obteve o mérito da volta mais rápida da corrida, conquistando sua quarta vitória na Fórmula E, sendo a nona vitória da equipe Andretti no campeonato.

 

A ação da Fórmula E continuará daqui a duas semanas com duas corridas noturnas em Diriyah, na Arábia Saudita, nos dias 27 e 28 de janeiro.