Fórmula-E: Lucas di Grassi vence em Putrajaya

O brasileiro Lucas di Grassi (Abt Schaeffler FE01/Abt Audi) venceu neste sábado (07/11), o e-Prix de Putrajaya, na Malásia, segunda etapa da temporada 2015/2016 da Fórmula-E. Foi a primeira vitória do piloto no ano, e segunda na categoria. O britânico Sam Bird Sam Bird (Virgin DSV-01/DS Virgin) e o holandês Robin Frijns (Spark SRT_01E/Andretti) completaram o pódio.

Antes da largada, o carro do francês Stephane Sarrazin (Venturi VM200 FE01/ Venturi), segundo no grid, teve problemas. A largada foi abortada e o carro de Sarrazin levado para os boxes, onde largou.

Pole-position, o suÁ­ço Sebastien Buemi (Renault Ze15/Renault e Dams) manteve a ponta na largada, abrindo uma confortável vantagem. Mesmo depois de um breve perÁ­odo em Safety-Car, devido Á  batida do britânico Oliver Turvey (Nextev TCR 001/NEXTEV TCR) Buemi não foi ameaçado.

Porém na 15ª volta, com problemas em seu carro, o suÁ­ço parou na pista. Imediatamente a Renault e Dams  chegou o outro piloto da equipe, o francês Nicolas Prost, que também tinha problemas de corte de energia, para os boxes, para a troca de carro. Lentamente, Buemi também foi para os boxes, trocar o carro.

Atual campeão, mas enfrentando muitos problemas com o novo carro, o brasileiro Nelsinho Piquet (Nextev TCR 001/NEXTEV TCR) alongou a sua permanência na pista, e assumiu, provisoriamente, a liderança.

Com a parada de Piquet na 20ª volta, Prost assumiu a liderança. Precisando economizar energia para a segunda parte da prova, Prost não teve como segurar Di Grassi, que conseguiu a ultrapassagem na 24ª volta. E foi perdendo posições.

Di Grassi liderava, seguido pelo português Antonio Felix Da Costa (Spark SRT_01E/ Aguri) e o francês Loic Duval (Venturi VM200 FE01/Dragon).

Duval, com uma suspensão quebrada, abandonou na 29ª volta. Na penúltima volta, Da Costa rodou, o carro apagou, mas o português conseguiu religar o carro.Â

Na volta final, o belga Jerome D’Ambrosio (Venturi VM200 FE01/Dragon), em segundo lugar, bateu no muro e abandonou.Â

Di Grassi recebeu a bandeirada com 13 segundos de vantagem sobre Bird. Frinjs, mesmo dando um pequeno toque no muro, ao ultrapassar Duval, conquistou o seu primeiro pódio na categoria.

Sarrazin fez uma prova de recuperação em quarto, seguido pelo brasileiro Bruno Senna (Mahindra M2Electro/Mahindra) e Da Costa.

O alemão Daniel Abt (Abt Schaeffler FE01/Abt Audi), Piquet, o alemão Nick Heidfeld (Mahindra M2Electro/Mahindra), que levou um toque na largada e rodou, e Prost, fecharam a zona de pontos.

Buemi terminou na 12ª posição. Ao menos garantiu dois pontos, ao fazer a melhor volta da prova.Â

Di Grassi é o novo lÁ­der do campeonato com 43 pontos, seguido por Buemi com 35.

A próxima etapa acontece em Punta del Este, no Uruguai, no dia 19 de dezembro.Â

Final:

1 – Lucas Di Grassi (Abt Schaeffler FE01) – Abt Audi – 33 voltasÂ

2 – Sam Bird Sam Bird (Virgin DSV-01) – DS Virgin – 13″884

3 – Robin Frijns (Spark SRT_01E) – Andretti – 29″776

4 – Stephane Sarrazin (Venturi VM200 FE01) – Venturi – 32″628

5 – Bruno Senna (Mahindra M2Electro) – Mahindra – 34″404

6 – Antonio Felix Da Costa (Spark SRT_01E) – Aguri – 36″925

7 – Daniel Abt (Abt Schaeffler FE01) – Abt Audi – 37″283

8 – Nelson Piquet (Nextev TCR 001) – NEXTEV TCR – 40″623

9 – Nick Heidfeld (Mahindra M2Electro) – Mahindra – 52″904

10 – Nicolas Prost (Renault Ze15) – Renault e Dams – 53″695

11 – Jacques Villeneuve (Venturi VM200 FE01) – Venturi – 58″698

12 – Sebastien Buemi (Renault Ze15) – Renault e Dams – 1’07″728

13 – Simona De Silvestro (Spark SRT_01E) – Andretti – 1’24″464

14 – Jerome D’Ambrosio (Venturi VM200 FE01) – Dragon – 1 volta

15 – Nathanael Berthon (Spark SRT_01E) – Aguri – 1 volta

Abandonos:

Loic Duval (Venturi VM200 FE01) – Dragon – 29 voltas

Oliver Turvey (Nextev TCR 001) – NEXTEV TCR – 4 voltas

Jean Eric Vergne (Virgin DSV-01) – DS Virgin – 0 volta

Campeonato:

1.Di Grassi 43; 2.Buemi 35; 3.Bird 24; 4.Heidfeld 17; 5.Frijns 16; 6.Sarrazin 14; 7.Duval 12; 8.D’Ambrosio, Senna 10; 10.Turvey, Da Costa 8.