Fórmula-E: Sam Bird vence as duas provas em Nova Iorque

O britânico Sam Bird (DS Virgin) venceu neste final de semana as duas provas do e-Prix de Nova Iorque, nos EUA, válidas pelas nona e décima etapas da temporada 2016/2017.

Prova 1:

Bird venceu a primeira prova, disputada no Sábado (15/07). Os franceses Jean-Eric Vergne e Stephane Sarrazin, parceiros na Techeetah, completaram o pódio.

Na largada o pole-position, o estreante britânico Alex Lynn (DS Virgin) foi superado pelo alemão Daniel Abt (Abt Audi), que pouco depois também foi ultrapassado pelo parceiro de equipe.

Bird iniciou uma perseguição a Abt, conseguindo a ultrapassagem na volta 16.

Após as paradas nos boxes, para a troca de carros, na metade da prova, Bird manteve a liderança, seguido por Vergne e Abt.

Lynn teve problemas em seu carro e acionou o Safety-Car na volta 24. Na volta 36, pouco depois, do reinicio da prova o carro de segurança retornou a pista, devido o carro do alemão Nick Heidfeld (Mahindra) parando na pista.

A relargada aconteceu faltando duas voltas para o final. Bird recebeu a bandeirada com 1s3 de vantagem sobre Vergne. Sarrazin aproveitou um erro de Abt na volta final, e conquistou a última vaga no pódio.

O brasileiro Lucas di Grassi (Audi Abt) terminou em quarto, seguido pelo francês Loic Duval (Dragon) e o britânico Oliver Turvey (NextEV).

Estreante o francês Pierre Gasly (Renault e.dams) foi o sétimo, seguido pelo compatriota e parceiro de equipe Nicolas Prost. O holandês Robin Frijns (Andretti) e o britânico Adam Carroll (Jaguar) fecharam a zona de pontos.

O brasileiro Nelsinho Piquet (NextEV) terminou na 11ª posição.

Final, prova 1:

1 – Sam Bird (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 43 voltas
2 – Jean-Eric Vergne (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 1’’354
3 – Stephane Sarrazin (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 4’’392
4 – Lucas Di Grassi (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 6’’155
5 – Loic Duval (Penske 701-EV) – Dragon – 8’’428
6 – Oliver Turvey (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 8’’952
7 – Pierre Gasly (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 9’’321
8 – Nicolas Prost (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 10’’036
9 – Robin Frijns (Andretti ATEC-02) – Andretti – 11’’019
10 – Adam Carroll (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 12’’073
11 – Nelson Piquet Jr (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 12’’977
12 – Antonio Felix da Costa (Andretti ATEC-02) – Andretti – 13’’341
13 – Tom Dillman (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 16’’337
14 – Daniel Abt (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 1 volta
15 – Felix Rosenqvist (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 1 volta
Volta mais rápida: Maro Engel – 1’03’’883

Abandonos:

Nick Heidfeld (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 36
Maro Engel (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 30
Alex Lynn (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 24
Jerome D’Ambrosio (Penske 701-EV) – Dragon -23
Mitch Evans (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 18 voltas

Prova 2:

Neste domingo (16/07) Bird repetiu o desempenho do dia anterior, e venceu a segunda prova disputada nas ruas do Brooklyn. A dupla da Mahindra, o sueco Felix Rosenqvist e Heidfeld completaram o pódio.

Pole-position Bird venceu de ponta a ponta. Nas voltas finais a dupla da Mahindra fez uma forte disputada pela segunda posição, com Gasly tentando se aproveitar da disputa nas curvas finais. O substituto do suÁ­ço Sébastien Buemi (ausente em Nova Iorque devido compromisso com o WEC na Alemanha) foi para cima dos carros da Mahindra, mas bateu no muro, recebendo a bandeirada apenas 0s036 atrás de Heidfeld.

Di Grassi terminou em quinto, seguido por Prost e o francês Tom Dillman. Vergne, Frijns e o belga Jerome D’Ambrosio (Dragon) fecharam a zona de pontos. Piquet terminou na 16 ª posição.

Buemi lidera o campeonato com 157 pontos, seguido por Di Grassi com 147 e Rosenqvist com 104.

A última etapa da temporada, em Montreal, no Canadá, acontece nos dias 29 e 30 de julho.Â

Final, prova 2:

1 – Sam Bird (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 49 voltas
2 – Felix Rosenqvist (Mahindra M3Electro) – Mahindra – + 11’’381
3 – Nick Heidfeld (Mahindra M3Electro) – Mahindra – + 12’’319
4 – Pierre Gasly (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – + 12’’ 355
5 – Lucas Di Grassi (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – + 23’’451
6 – Nicolas Prost (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – + 30’’470
7 – Tom Dillman (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – + 41’’862
8 – Jean-Eric Vergne (Renault Z.E. 16) – Techeetah – + 52’’292
9 – Robin Frijns (Andretti ATEC-02) – Andretti – + 1’00’’475
10 – Jerome D’Ambrosio (Penske 701-EV) – Dragon – + 1’12’’659
11 – Adam Carroll (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – + 1’41’’134
12 – Stephane Sarrazin (Renault Z.E. 16) – Techeetah – + 2’08’’399
13 – Loic Duval (Penske 701-EV) – Dragon – + 2’37’’795
14 – Oliver Turvey (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – + 1 volta
15 – Antonio Felix da Costa (Andretti ATEC-02) – Andretti – + 1
16 – Nelson Piquet Jr (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – + 2

Volta mais rápida: Daniel Abt – 1’03’’898

Abandonos:
Alex Lynn (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 23 voltas
Maro Engel (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 20
Daniel Abt (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 19
Mitch Evans (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 6

Campeonato:

1. Buemi 157; 2. Di Grassi 147; 3. Rosenqvist 104; 4. Bird 100; 5. Prost 84.