Formula-E: Sébastien Buemi vence pela terceira vez consecutiva

O suÁ­ço Sébastien Buemi (Renault e.dams) venceu neste sábado (18/02) o e-Prix de Buenos Aires, na Argentina, terceira etapa da temporada 2016/2017. Foi a terceira vitória consecutiva de Buemi. O francês Jean-Éric Vergne (Techeetah) e o brasileiro Lucas di Grassi (Abt Audi) completaram o pódio.

Terceiro no grid, Buem assumiu a ponta logo nas primeiras voltas. Após uma  linda ultrapassagem sobre Vergne na curva um.

Com a confortável vantagem de seis segundos aberta sobre Vergne, o atual campeão foi para os boxes, para a troca de carro, sem perder a liderança. No final, Buemi venceu com 2s9 de vantagem sobre Vergne. O suÁ­ço é o primeiro piloto a vencer três provas consecutivas na história da categoria.

Pole-position, di Grassi teve problemas na primeira parte da prova, chegando a cair para a quinta posição. Na troca de carros, o brasileiro assumiu a terceira posição.

Na saÁ­da de di Grassi dos boxes o piloto saiu a frente do compatriota Nelsinho Piquet (NextEV), com os dois carros quase colidindo. Com gestos, Piquet reclamou com di Grassi, com quem não tem um bom relacionamento. A Direção de Prova anunciou que a saÁ­da do piloto da Abt Audi dos pits, estava em investigação. Mas nenhuma punição foi aplicada ao brasileiro.

Logo depois de voltar Á  pista, di Grassi superou o francês Nicolas Prost (Renault e.dams), pela terceira posição. Prost terminou em quarto, seguido por Piquet Jr.

O francês LoÁ¯c Duval (Dragon) foi o sétimo, seguido pelo alemão Daniel Abt (Abt Audi) e o belga JérÁ´me  D’Ambrosio, seu parceiro de equipe. O britânico Oliver Turvey (NextEV) e o argentino José MarÁ­a López (DS Virgin) completaram a zona de pontos.

O sueco Felix Rosenqvist (Mahindra) ficou com o ponto extra, por ter feito a volta mais rápida.

Buemi lidera o campeonato com 75 pontos, seguido por di Grassi com 46 e Prost com 36. Piquet é o nono com 13 pontos.

A próxima etapa, no Autódromo Hermanos Rodriguez, acontece no dia 01 de abril.

Final:

1 – Sebastien Buemi (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 37 voltas
2 – Jean-Eric Vergne (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 2”996
3 – Lucas Di Grassi (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 6”921
4 – Nicolas Prost (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 8”065
5 – Nelson Piquet Jr (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 9”770
6 – Loic Duval (Penske 701-EV) – Dragon – 35”103
7 – Daniel Abt (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 35”801
8 – Jerome D’Ambrosio (Penske 701-EV) – Dragon – 36”335
9 – Oliver Turvey (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 37”111
10 – Jose Maria Lopez (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 38”206
11 – Antonio Felix da Costa (Andretti ATEC-02) – Andretti – 43”740
12 – Stephane Sarrazin (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 44”243
13 – Mitch Evans (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 44”918
14 – Robin Frijns (Andretti ATEC-02) – Andretti – 46”683
15 – Nick Heidfeld (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 51”456
16 – Ma Qing Hua (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 1 volta
17 – Adam Carroll (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 1 volta
18 – Felix Rosenqvist (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 3 voltas
19 – Maro Engel (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 11 voltas
20 – Sam Bird (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 17 voltas