Fórmula Sul-Americana: Paraguaio completa testes em El Pinar

A Fórmula Sul-americana, novo nome dado à antiga Fórmula 4 Sul-americana, continua proporcionando novas oportunidades a jovens pilotos do continente. O paraguaio Joshua Duerksen completou nesta semana dois dias de testes no circuito de El Pinar, Uruguai, e saiu satisfeito com os resultados. Duerksen, de 14 anos, segue com sua adaptação aos monopostos após competir por três anos no kart.

O piloto deu cerca de 90 voltas nos dois dias de treinos e sentiu evolução em relação aos testes anteriores. “Foram mais dois dias de adaptação e conhecimento sobre o chassi Signatech. Aprendi mais sobre o balanço do carro, calibragem, carga aerodinâmica e outros pequenos detalhes que fizeram a diferença para ganhar alguns décimos de segundo”, afirma Duerksen, campeão paraguaio e único piloto do país a se classificar para o Mundial de Kart.

Com uma bateria extensa de testes para conseguir a melhor adaptação possível aos monopostos, Duerksen participou no início deste ano, no circuito de Paul Ricard, na França, do ‘Volante Winfield’, programa de preparação de jovens pilotos que revelou nomes como os campeões de Fórmula 1, Alain Prost e Damon Hill. O piloto considera positiva sua passagem pelo programa, vencido pelo brasileiro Caio Collet, onde aprendeu mais sobre aerodinâmica e comportamento dos pneus, entre outras áreras.

Sobre a Fórmula Sul-americana, o piloto pretende disputar algumas etapas esse ano e rasgou elogios ao sistema de monogestão da categoria. “Acho que o formato estabelecido pela organização é o melhor que existe, pois os carros são iguais para todo mundo e as corridas são muito equilibradas. O sistema de aquisição de dados talvez seja a parte mais importante nessa fase de nossas carreiras, uma vez que podemos corrigir nossos erros através dos gráficos. Além disso, o carro é muito bom e temos oportunidade de aprender os conceitos básicos do automobilismo”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *