Fórmula Sul-Americana: Paraguaio completa testes em El Pinar

A Fórmula Sul-americana, novo nome dado Á  antiga Fórmula 4 Sul-americana, continua proporcionando novas oportunidades a jovens pilotos do continente. O paraguaio Joshua Duerksen completou nesta semana dois dias de testes no circuito de El Pinar, Uruguai, e saiu satisfeito com os resultados. Duerksen, de 14 anos, segue com sua adaptação aos monopostos após competir por três anos no kart.

O piloto deu cerca de 90 voltas nos dois dias de treinos e sentiu evolução em relação aos testes anteriores. “Foram mais dois dias de adaptação e conhecimento sobre o chassi Signatech. Aprendi mais sobre o balanço do carro, calibragem, carga aerodinâmica e outros pequenos detalhes que fizeram a diferença para ganhar alguns décimos de segundo”, afirma Duerksen, campeão paraguaio e único piloto do paÁ­s a se classificar para o Mundial de Kart.

Com uma bateria extensa de testes para conseguir a melhor adaptação possÁ­vel aos monopostos, Duerksen participou no inÁ­cio deste ano, no circuito de Paul Ricard, na França, do ‘Volante Winfield’, programa de preparação de jovens pilotos que revelou nomes como os campeões de Fórmula 1, Alain Prost e Damon Hill. O piloto considera positiva sua passagem pelo programa, vencido pelo brasileiro Caio Collet, onde aprendeu mais sobre aerodinâmica e comportamento dos pneus, entre outras áreras.

Sobre a Fórmula Sul-americana, o piloto pretende disputar algumas etapas esse ano e rasgou elogios ao sistema de monogestão da categoria. “Acho que o formato estabelecido pela organização é o melhor que existe, pois os carros são iguais para todo mundo e as corridas são muito equilibradas. O sistema de aquisição de dados talvez seja a parte mais importante nessa fase de nossas carreiras, uma vez que podemos corrigir nossos erros através dos gráficos. Além disso, o carro é muito bom e temos oportunidade de aprender os conceitos básicos do automobilismo”, finaliza.