FP2 do GP do Azerbaijão 2026: George Russell lidera Kimi Antonelli e Max Verstappen em Baku

Fp2 Gp Azerbaijao 2026 Russell Lidera Antonelli Verstappen

George Russell confirmou o bom momento da Mercedes nos treinos de quinta-feira do GP do Azerbaijão 2026 ao liderar a FP2 no Circuito Urbano de Baku. O britânico registrou 1min43s347 em sua melhor volta com pneus macios e terminou a sessão à frente do companheiro de equipe e líder do campeonato, Kimi Antonelli, e de Max Verstappen, da Red Bull.

Russell já havia sido o mais rápido na FP1, completando assim uma varrida nos dois treinos livres disputados antes da atividade desta sexta-feira. A sessão começou às 16h00 no horário local, com o sol se pondo sobre Baku e a temperatura do ar ainda em torno de 30°C.

Russell impõe ritmo com pneus macios

Assim como na primeira prática, a maioria dos carros iniciou a FP2 com pneus médio ou duro. Verstappen estabeleceu o primeiro tempo de referência, 1min45s115, mas logo reclamou do comportamento do RB22 nas retas e curvas de alta velocidade do circuito urbano.

“Fico constantemente corrigindo a direção porque meu eixo traseiro está saindo do chão”, disse o tetracampeão mundial pelo rádio. Minutos depois, Verstappen melhorou para 1min44s492 com pneus médios, ficando alguns centésimos à frente de Russell, que usava o mesmo composto.

Quando a sessão voltou a ganhar ritmo após a bandeira vermelha, os times partiram para simulações de classificação com pneus macios. Russell marcou 1min43s759 e, em seguida, baixou para 1min43s347, tempo que garantiu a liderança. Antonelli respondeu com 1min43s899, ficando 0s552 atrás do companheiro. Verstappen completou o top 3, 0s827 atrás de Russell.

Charles Leclerc foi o quarto mais rápido, com 1s126 de atraso, seguido por Lewis Hamilton, quinto colocado e 1s318 detrás do líder.

Bandeira vermelha: Lindblad bate no muro da seção do castelo

A FP2 foi interrompida pouco antes dos 20 minutos iniciais por causa de um acidente de Arvid Lindblad. O rookie britânico da Racing Bulls forçou demais na seção do castelo, entre as curvas 8 e 9, bateu no muro e parou com danos significativos no lado direito do carro.

“Sinto muito. Acho que literalmente esbarrei por um milímetro”, disse Lindblad pelo rádio. Ele foi recolhido pelo Medical Car e levado ao paddock. O incidente aconteceu após o piloto também ter batido na FP2 da etapa anterior, em Madri.

Com o carro removido e a pista limpa, a sessão foi retomada às 16h29 no horário local.

Bearman abandona com falha no motor da Haas

Poucos instantes após a relargada, Ollie Bearman teve problemas com a Haas. O britânico conseguiu parar o carro em uma área de escape, facilitando o trabalho dos fiscais de pista.

“Meu motor desligou e simplesmente… quebrou”, lamentou Bearman pelo rádio.

McLaren usa solução improvisada; outros destaques

Mais cedo, Lando Norris chegou a aparecer entre os três primeiros, à frente de Lewis Hamilton, do retornante Isack Hadjar, Charles Leclerc e do companheiro Oscar Piastri. As duas McLarens utilizaram uma solução improvisada para lidar com problemas no piso vistos na FP1: abraçadeiras de plástico.

Na parte final da tabela, Pierre Gasly colocou sua Alpine em sétimo, à frente de Piastri, Hadjar, Esteban Ocon — único Haas restante na sessão —, Franco Colapinto, Liam Lawson e Sergio Perez, da Cadillac. Lawson ficou frustrado com o ritmo lento de Hamilton no último setor.

Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg terminaram em 14º e 15º, respectivamente, enquanto a Audi seguia aprendendo com um pacote de atualizações. Os Williams de Alex Albon e Carlos Sainz, também atualizados, apareceram logo atrás, seguidos por Lindblad, Valtteri Bottas, Bearman e os dois Aston Martins. Fernando Alonso teve sua programação limitada por suspeita de vazamento de óleo.

Próximos passos

Com FP1 e FP2 concluídas, equipes e pilotos voltam ao paddock para analisar os dados durante a noite. A última sessão de treino livre está marcada para sexta-feira, às 12h30 no horário local, antes da classificação.

Resultados principais da FP2 do GP do Azerbaijão 2026

Pos.DriverTempo / Diferença
1George Russell1:43.347
2Kimi Antonelli+0.552s
3Max Verstappen+0.827s
4Charles Leclerc+1.126s
5Lewis Hamilton+1.318s