FRenault Italiana: César Ramos inicia disputa internacional

Depois de muitos anos competindo no kartismo, onde iniciou ainda na categoria Cadete e conquistou dois títulos de Campeão Brasileiro de Kart, o gaúcho César Ramos (BMP Proar) terá pela frente um novo desafio a partir deste final de semana. Será na Itália, no Autódromo de Vallelunga, que César Ramos começará sua carreira no automobilismo internacional, disputando a etapa de abertura do Campeonato Italiano de Fórmula Renault.

Cesinha, como é conhecido no kartismo brasileiro, disputará o Italiano pela BVM Minardi Team, um braço independente da conhecida Minardi da Fórmula 1 e que representa a equipe italiana em campeonatos que ela não disputa. O Campeonato Italiano de Fórmula Renault terá 40 pilotos no grid de largada, divididos entre cerca de 15 equipes, o que por si só já é uma demonstração de extrema competitividade. “Esta primeira temporada será de aprendizado, até mesmo porque neste final de semana disputarei minha primeira corrida com um monoposto”, disse Ramos, que até então havia corrido apenas de kart. “Se nas duas ou três primeiras corridas eu terminar entre os 10 primeiros já estarei muito contente”, emenda.

Porém, se depender dos cinco primeiros treinos que César Ramos realizou nas Itália até agora, alguns também em Vallelunga, palco de sua estréia, o otimismo é sentimento que tende a crescer. Em todos os treinos, o gaúcho de Novo Hamburgo foi destaque, a ponto de merecer elogios da crítica italiana, que o chamou de “sempre convincente” ao fim das atividades. Na maioria dos treinos que fez, César Ramos terminou entre os três primeiros. “Os treinos foram ótimos e já pude ter boas oportunidades para uma melhor adaptação ao novo equipamento, de reações bastante diferentes do kart”, explicou o piloto BMP Proar.

A expectativa de César Ramos e da BVM Minardi Team para a atual temporada, principalmente a partir da 4ª etapa, é de ótimos resultados. “A própria equipe já tem uma expectativa melhor do que em 2006, quando começou o campeonato com pilotos inexperientes. Ao meu lado terei o belga Simeon Ivanov e o também brasileiro Felipe Lapenna, que disputará pela equipe também o Europeu de Fórmula Renault. Se tudo der certo, a partir da 4ª etapa, pretendo brigar por posições entre os cinco primeiros”, finalizou o gaúcho César Ramos.

O Campeonato Italiano de Fórmula Renault será disputado em sete etapas em sistema de rodada dupla, sendo cinco na Itália, uma na Bélgica e uma na Espanha.

Confira o calendário:
1ª etapa – 1º de abril – Vallelunga (Itália)
2ª etapa – 13 de maio – Imola (Itália)
3ª etapa – 16 de junho – Spa-Francorchamps (Bélgica)
4ª etapa – 1º de julho – Valencia (Espanha)
5ª etapa – 22 de julho – Misano (Itália)
6ª etapa – 15 de setembro – Mugello (Itália)
7ª etapa – 14 de outubro – Monza (Itália)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *