O traçado do Autódromo Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é conhecido pela suas dificuldades especÁficas. Por ser uma pista pouco utilizada durante o ano, os pilotos costumam ter problemas com a sujeira do asfalto, sobretudo fora do ‘trilho limpo emborrachado’ que se forma por onde os carros passam. Talvez seja por isso que, desde 2003, quando a pista começou a receber as provas da Fórmula Renault, quem largou na pole position garantiu a vitória na corrida: Allam Khodair (2003), Allan Hellmeister (2004) e Bia Figueiredo (2005).
“A sujeira da pista é a principal responsável pela dificuldade no momento das ultrapassagens: quem larga na frente, leva vantagemâ€, analisa Rodolpho Santos (Neosoro/Palu Suisse), que disputa neste fim de semana a rodada dupla em Campo Grande, válida pela 3ª e 4ª etapas da temporada 2006 da Fórmula Renault.
O paulista Mario Romancini (Full Time Sports), segundo colocado na 2ª etapa da da F-Renault, em Curitiba (PR), concorda. “Perde-se muita aderência saindo do trilho que se forma entre a areia após algumas voltas. Por esse motivo, quando o piloto que vem atrás tira para ultrapassar, acaba escorregando e não consegue completar a manobraâ€, analisou.
Em 2003, antes de vencer a etapa de estréia da F-Renault em Campo Grande, Allam Khodair cravou a pole. A mesma coisa aconteceu com o pole position Allan Hellmeister no ano seguinte. Hellmeister venceu a corrida de ponta a ponta e terminou mais de 14 segundos Á frente do segundo colocado – uma distância enorme. Já no ano passado foi a vez de Bia Figueiredo largar na pole e se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida da Fórmula Renault no mundo. Ela também liderou de ponta a ponta.
“Por isso vou concentrar boa parte dos meus esforços no treino de classificação. Ele já é meio caminho para as corridasâ€, explica Romancini. “As tomadas de tempo são realmente importantes, porque sua posição no grid praticamente define as chances de uma boa colocação no final da corridaâ€, completa Rodolpho Santos, de 17 anos. Ambos pilotos treinaram em Campo Grande com carros da Fórmula São Paulo (antiga Fórmula Ford).
Já na Copa Clio a história é semelhante, porém no ano passado José Códova venceu sem largar da pole position. Nos dois anos anteriores, Renê Bauer e Elias Jr. Marcaram a pole no treino de sábado para vencer na prova de domingo.
“Na Copa Clio ultrapassar já é difÁcil em outras pistas por causa do equilÁbrio entre os carros, e aqui a situação piora . Mas acho que há mais chances de haver trocas de posição entre os ponteiros nesse tipo de traçado em corridas de turismo porque a configuração dos carros permite pequenos toques na disputaâ€, analisou Pedro Larriera (El Tranvia / Elemidia), integrante da equipe BolÁvar Motorsport. O time paulista foi o grande destaque da primeira etapa, ao conquistar as três primeiras posições na corrida de Curitiba.
A Fórmula Renault abre sua programação nesta sexta-feira (12) com dois treinos livres, Á s 9h00 e Á s 11h15 (no horário de BrasÁlia). Às 14h45, os pilotos voltam Á pista para as tomadas de tempo da 3ª etapa. No sábado, a categoria define o grid da 4ª etapa a partir das 9h00 e disputa a 3ª etapa Á s 13h33 (28 voltas). Sempre no horário de BrasÁlia, no domingo haverá um treino de aquecimento, Á s 8h40, e a largada para a 4ª etapa, Á s 13h03, também para 28 voltas.