FSão Paulo: EquilÁ­brio promete boas disputas na rodada dupla em Interlagos

Provas de sábado e domingo prometem ser as mais disputadas da temporada.

Se o treino livre que abriu nesta sexta-feira (11/8) a programação da primeira rodada dupla do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo, for realmente uma referência do que vai acontecer na sétima etapa neste sábado, a partir das 11h30, e na oitava prova da temporada no domingo, as 11h40, as corridas em Interlagos neste final de semana devem ser as mais equilibradas do ano.

LÁ­der do certame, o carioca Leonardo Otero (Administradora Nacional) foi o mais rápido na única categoria de monopostos do maior certame regional do automobilismo brasileiro, cronometrado em 1:45.22, apenas 0s41 mais rápido do que o fluminense Fábio Orsolon (Unimed/Cabo Frio), vencedor da última etapa disputada. No entanto, entre o terceiro e o sexto mais velozes, a diferença foi de apenas sete centésimos de segundo. “Estamos em um momento do campeonato em que está todo mundo andando muito junto. A pole position e a vitória vão ser decididas nos detalhes”, opina Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power), que foi o sexto mais rápido.

Enquanto os cinco primeiros no treino livre percorreram várias voltas em Interlagos, Victor Corrêa acabou completando somente três passagens cronometradas, e teve que recolher o seu carro com a biela do motor quebrada. Mesmo diante de vários problemas mecânicos que está enfrentando desde os testes de quinta-feira, como quebra de embreagem, quebra do rolamento do eixo primário, e até câmbio travado, o mineiro de Alfenas está motivado para ter um bom desempenho no fim de semana. “Este é o final de semana em que eu treinei menos, em virtude de tantas quebras. Pelo menos está acontecendo agora, e não na hora da corrida”, desabafa o representante da Unifenas/Flash Power. “Mas o que me anima mais é que dei apenas três voltas Hoje (sexta-feira), e já fiquei a apenas sete centésimos de segundo do terceiro tempo. Sinal de que poderemos brigar por uma boa posição de largada amanhã (sábado)”, planeja o piloto de apenas 16 anos de idade.

Todos os monopostos da Fórmula São Paulo utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

Os horários da Fórmula São Paulo neste final de semana são:

Sábado (12/8)
08h00 Á s 08h25 – Classificação – 7ª etapa
11h30 – Corrida – 7ª etapa

Domingo (13/8)
08h00 Á s 08h25 – Classificação – 8ª etapa
11h40 – Corrida – 8ª etapa

Os mais rápidos no treino livre de sexta-feira da Fórmula São Paulo foram:
1) Leonardo Otero (Administradora Nacional), 1min45s22;
2) Fábio Orsolon (Unimed/Cabo Frio), 1min45s63;
3) Allisson Paulinely Silva (Virtual Panorâmico), 1min46s56;
4) Rodrigo Barbosa (Frisos Inter-Job), 1min46s60;
5) Ricardo Zappelini (Transnaza), 1min46s61;
6) Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power), 1min46s63.

Depois de seis etapas, o Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo está assim:
1) Leonardo Otero (RJ), 83 pontos;
2) Allisson Paulinely Silva (SC), 66;
3) Rodrigo Barbosa (SP), 47;
4) Ricardo Zappelini (SC), 45;
5) Victor Corrêa (MG) e Fábio Orsolon (RJ), 40;
7) Leonardo Zappelini (SC), 30;
8) Fernando Rodrigues (SP), 20;
9) Vinicius Mauri (SP), 16;
10) André Gouvêa (SP), 15.