Gaúcho de Marcas e Pilotos: Grid com 30 carros já confirmados para a estréia da temporada 2008

A abertura da temporada 2008 do automobilismo no Rio Grande do Sul se aproxima. As equipes já trabalham intensamente no acerto de seus carros para no próximo dia 6 de abril lotarem os box do Autódromo Internacional de Tarumã. Com grid que já chega à 30 carros apenas entre os que já confirmaram oficialmente sua participação. A categoria ainda deve ter mais adesões, principalmente entre os estreantes na temporada 2008.

Uma das maiores novidades é a adoção da injeção de combustível programável Roller Motors G1 nos modelos Volkswagem e opcionalmente nos modelos GM. A escolha do Volkswagem para a adoção da injeção se deu pelo motivo de ser a marca que enfrentava mais problemas com o sistema original. A idéia, conforme relata o presidente da APPA/RS, Urbano da Silva, é adotar no futuro a injeção programável para todos os participantes: “A adoção serve como um teste inicial para a adoção por todos os demais das centrais programáveis, assim, nós mantemos a idéia da constante evolução, porém de forma lenta e gradual, sem alijar nenhuma equipe do campeonato, mantendo o patamar de custo da categoria o mais baixo possível”.

O custo baixo não significa que a velocidade, segurança ou tempos de volta sejam menores, o Marcas & Pilotos vem quebrando recordes em todas as pistas visitadas. Tempos abaixo de 1m20s eram impensáveis até pouco tempo atrás para uma categoria de turismo equipada com pneus radiais.

Esses tempos de volta excelentes aconteceram em grande parte devido à adoção dos pneus Kumho Solus KH 15 na medida 175/70-13, mais largos e altos dos que eram anteriormente utilizados. Além das maiores medidas, o pneu se mostra um pneu de alta performance, sendo indicado para todas as condições de uso, seja em pista ou uso urbano.

Uma grande novidade do Marcas em 2008 é a categoria Endurance, que passa a fazer parte da programação da categoria, junto da já tradicional Formula 1.6. A Endurance é a categoria mais rápida do automobilismo brasileiro, onde os protótipos, equipados com motores de até 300 cavalos de potência chegam a desenvolver velocidades superiores à 220 km/h.

A Fórmula 1.6 continua sendo a escalada natural dos pilotos que saem do kart em direção ao automobilismo. Utilizando pneus slicks e motores com cerca de 160 cavalos as formulas conseguem um desempenho brilhante aliado à baixo custo. Para a temporada 2008 é esperada uma evolução na categoria, com a chegada de novos pilotos.

Outra novidade é que a Hoff, patrocinadora oficial do Automobilismo Gaúcho inicia o fornecimento de pneus Slicks Kumho além dos radiais usados no Marcas & Pilotos. A empresa assim, concentra em seu catálogo as opções que todas as equipes necessitam no fornecimento de pneus, desde o radial usado no Marcas até os slicks utilizados pelos protótipos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *