GP2 Series: Di Grassi pontua nas duas provas e vÁª evolução no carro

Brasileiro avança no Campeonato e está otimista para rodada dupla da Turquia.

Com os dois quartos lugares obtidos neste fim de semana, o brasileiro Lucas Di Grassi (Eurobike/Schioppa/Dolly) passou a somar oito pontos e ocupa a sexta posição na tabela de pontuação do Campeonato Mundial de Fórmula GP2, categoria que realizou em MÁ´naco sua segunda rodada dupla. Um dos nomes fortes da categoria, Lucas estreou com sérios problemas na rodada dupla de inÁ­cio da temporada, em Barcelona. Naquela pista, o jovem brasileiro sequer pontuou devido ao acidente provocado pelo português Alvaro Parente e, depois, por ser obrigado a largar em 18o para tentar progredir no grid com um carro totalmente fora de ritmo.

“Em Barcelona, até mesmo o extintor de incêndio disparou no meio de uma das corridas”, conta Lucas. “Mas isso é passado. Agora estamos de olho nos pontos que podemos conquistar nas próximas provas. Nosso carro melhorou para a corrida de MÁ´naco, mas a gente tem que relativizar esse resultado: tecnicamente, MÁ´naco é uma pista Á  parte e não dá para ser comparada a nenhuma outra do calendário. Então, vamos saber se houve mesmo progresso na próxima corrida, que será na Turquia”, contou o brasileiro, referindo-se Á  rodada dupla a ser disputada nos dias 6 e 7 de junho. As vitórias em MÁ´naco foram do francês Romain Grosjean (lÁ­der do torneio, com 31 pontos) e do venezuelano Pastor Maldonado. “Estamos saindo de MÁ´naco com oito pontos, o que é um resultado mediano, mas um avanço em relação a Barcelona”, completou Lucas, que defende a equipe espanhola Racing Engineering.

Considerado um dos mais competentes nomes da nova geração, e por isso mesmo um dos candidatos a uma vaga no grid a Fórmula 1 em 2010, Lucas definiu os problemas enfrentados neste inÁ­cio de temporada como uma situação normal: “A GP2 é uma competição encardida. Basta ver as corridas: sempre há ultrapassagens espetaculares, manobras arriscadas e até algumas bem irresponsáveis e perigosas. Aqui todos estão de olho não apenas no tÁ­tulo, mas também em uma vaga na Fórmula 1. Com tanta coisa em jogo, é natural que você enfrente momentos difÁ­ceis, como estes que estou passando agora. Mas, assim como em tudo na vida, se você trabalhar e fizer o melhor, o resultado aparece. A nossa equipe está fazendo isso agora mesmo. Espero provar isso na Turquia”.