Grand-Am: Vitória de Rockenfeller/Long. Christian Fittipaldi é o 2º

A dupla Mike Rockenfeller (ALE) /Patrick Long (EUA), num Porsche-Crawford da equipe Alez Job Racing Emory Motosports, venceu neste sábado, dia 25 de março, a Linder Industrial Komatsu Grand Prix of Miami, em Homestead, nos EUA. Foi a primeira vitória da dupla na Grand-Am, que largou na pole-position e liderou 64, da 107 voltas.

 


O trio formado pelo brasileiro Christian Fittipaldi, o norte-americano Eddie Cheever e o alemão Lucas Luhr, num Porche-Crawford da Cheever Racing, foi o segundo colocado, depois de largar nesta posição. Eles chegaram 4s883 atrás dos vencedores.


                   


A posição foi conquistada na penúltima volta, com uma manobra arrojada do alemão Luhr sobre o norte-americano Scott/Pruett, que divide a condução de um Lexus-Riley da Ganassi, com o mexicano Luis Diáz. O veterano piloto reclamou da manobra, sem sucesso.


 


A 4º posição ficou com a dupla Mike McDowell/Memo Gidley, num Ford-Crawford da Uniden Racing. Os demais brasileiros tiveram desempenho discreto. Roberto Moreno, fazendo sua estréia no ano, em dupla com o também veterano norte-americano Hurley Haiwood, num Porsche Fabcar da Brumos Porsche, foi o 12º, a 1 volta. Mario Haberfeld, com o mexicano Adrian Fernandez, num Pontiac-Riley da Lowe’s Fernandez Racing, completou em 14º.


 


Oswaldo Negri Jr, com o sul-africano Mike Patterson, num Lexus-Riley da Michael Shank Racing, foi apenas o 22º, com 4 voltas de atraso.


 


A prova, devido Á s inúmeras bandeiras amarelas, terminou no tempo de 2h45m, ao invés das 109 voltas programadas. Nenhum acidente com gravidade foi registrado.


 


Foi a primeira vitória de um carro da Porsche desde 2003. E também a primeira da historia da equipe Alex Job Racing, depois de 18 anos nas pistas.


 


A vitória na categoria GT foi da dupla Kelly Collins/ Paul Edwards, num Pontiac GTR da TRG.


 


A próxima etapa, quarta da temporada, está marcada para o dia 8 de abril em Long Beach.


classificação final:


1  Rockenfeller/ Long  Alex Job Racing/ Emory Motorsports / Porsche Crawford  107 


2  Fittipaldi/ Cheever Jr/ Luhr  Crown Royal Special Reserve/ Cheever / Porsche Crawford  107


3  Diaz/ Pruett  CompUSA Chip Ganassi with Felix Sabates / Lexus Riley  107


4  McDowell/ Gidley  Playboy/ Uniden Racing / Ford Crawford  107


5  Finlay/ Valiante  Essex Racing / Ford Crawford  107


6  Gurney/ Stallings/ Vasser  Gainsco/ Blackhawk Racing / Pontiac Riley  107


7  Smith/Dyson  Howard – Boss Motorsports / Pontiac Crawford  107


8  Papis/ Bergmeister  Krohn Racing / Ford Riley  107


9  R Morgan/ C Morgan  TruSpeed Motorsports / Porsche Riley  107


10  Donohue/ Law  Red Bull/ Brumos Porsche / Porsche Fabcar  106


12  Haywood/ Moreno  Brumos Racing / Porsche Fabcar  106


14  Haberfeld/ Fernandez  Lowe’s Fernandez Racing / Pontiac Riley  106


22  Patterson/ Negri  Michael Shank Racing / Lexus Riley  103


24  Collins/ Edwards  TRG / Pontiac GTO.R (primeiro categoria GT)  103


Tempo total de prova: 2H45m34s93, 107 voltas
Voltas lideradas: Rockenfeller/Long, 64
                  Diaz/Pruett, 19
                  Fittipaldi/Cheever/Luhr, 14
                  Smith/Dyson, 10