GT Brasil: Cláudio Ricci e Rafael Derani vencem no Rio de Janeiro

Duda Rosa e Cleber Faria assumem liderança da competição

A quarta etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo viu o ressurgimento de um forte concorrente: a Ferrari F458 dos pilotos Cláudio Ricci e Rafael Derani, campeões em 2009, e que voltaram a vencer após quase dois anos. Wagner Ebrahim e Fábio Ebrahim, com um Audi R8 LMS, chegaram em segundo e Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio, de Mercedes-Benz SLS AMG. Com os resultados, Duda Rosa e Cleber Faria, também de SLS, estão agora na liderança com 100 pontos, dois Á  frente de Allam Khodair e Marcelo Hahn e cinco de Cacá Bueno e Cláudio Dahruj.

“Nós tivemos a chance de desenvolver a Ferrari para esta prova e colhemos os resultados por isso”, diz Rafael Derani. “Na corrida de ontem estávamos rápidos e chegando em um bom resultado e acabamos sofrendo uma quebra no final que nos prejudicou. Hoje largamos na pole, mantivemos um bom ritmo e mesmo com um um grande desgaste de pneus conseguimos este excelente resultado”.

“Agradeco muito Á  equipe pelo trabalho feito, vamos usar esta vitória para levantar o moral e virar o jogo”, encerra Derani. Para Cláudio Ricci, o resultado foi mérito do esforço feito pela sua equipe. “Tivemos um final de semana muito bom. O Rafa fez a diferença e tudo que conquistamos é porque lutamos pelo resultado. Infelizmente ontem tivemos azar, mas hoje a sorte veio”.

“Estamos longe ainda na briga pelo tÁ­tulo, mas não estamos ainda nem na metade do campeonato, então podemos ir atrás dos nossos concorrentes. Fico feliz pela vitória, mas ao mesmo tempo é triste por ser na última corrida aqui no Rio”, completa Ricci. Após perderem as corridas em Interlagos no último mês, Wagner Ebrahim comemorou o resultado.

“Estou muito cansado”, diz o piloto. “Mesmo com todo o preparo fÁ­sico a temperatura no carro chegou a passar dos 70oC. Foi uma corrida bastante complicada, mas é ótimo voltar ao pódio. É ótimo para a categoria uma marca diferente vencer, vimos o grande equilÁ­brio entre os carros no Rio e isso mostra o grande trabalho que vem sendo feito pela organização”.

“Devemos ter atualizações nas próximas etapas e assim ficarmos mais fortes em ritmo de corrida, que é o que nos falta. Fábio fez uma excelente corrida e isso também foi um diferencial para estarmos aqui hoje”, encerra. Fábio Ebrahim destaca o resultado conquistado após tantas dificuldades. “Nossa pré-temporada foi efetivamente em Santa Cruz do Sul, na primeira etapa”.

“Em Curitiba tivemos problemas nos pneus, em São Paulo não andamos e para chegar até este pódio foi realmente bastante difÁ­cil. Tivemos que reconstruir a parte elétrica entre as etapas e por isso não treinamos. O desempenho continua bom, mas precisamos melhorar o carro ainda e continuar avançando para brigar pelo tÁ­tulo que está bastante apertado”, declara Fábio.

“Não costumo ficar feliz com a boa sorte dos outros competidores, mas hoje estou. Tanto pelos vencedores quanto pelos segundos colocados que superaram várias dificuldades para alcançarem estes resultados. Foi excelente o terceiro lugar, porque eu consegui escapar ileso de vários toques. A Mercedes é um tanque, perdemos tempo na entrada da parada, mas fora isso foi perfeito”, diz Boni.

Já Sérgio, a luta continua para recuperar o tempo perdido. “Infelizmente acabamos perdendo a primeira etapa da temporada por isso temos que correr atrás dos adversários. Fizemos hoje uma ótima parada e uma corrida forte. São cinco corridas seguidas com pódio e vamos buscar o tÁ­tulo da GT3”, encerra Jimenez.

2ª Corrida – Gran Turismo
1º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 36 voltas em 50:11.857 (média de 131,97 km/h)
2º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 3.033
3º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB , SP/SP), a 3.952
4º) 1 – V.Brito/Constatino Jr (BM , PA/SP), a 12.571
5º) 7 – P.Bueno/M.Franco (FO , SP/SP), a 29.909
6º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 45.678
7º) 63 – G.Figueiroa/J.Campos (LA , PR/PR), a 46.380
8º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 48.265
9º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 1 volta
10º) 10 – C.Almeida/P.Ventura (LA , RS/RS), a 1 volta
11º) 18 – F.Poeta/F.Fortes (LA , RS/SP), a 1 volta
12º) 4 – F.Roso/V.Roso (FE , RS/RS), a 2 voltas
13º) 15 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 7 voltas
14º) 99 – R.Ricca/C.H.de Mello (PO , SP/SP), a 12 voltas
15º) 75 – H.Assunção/R.Kastropil (LA , SP/SP), a 35 voltas

Classificação GT3
1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 100;
2 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+ – 98;
3 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3 – 95 pontos;
4 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 83;
5 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG – 74;
6 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS – 73;
7 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3 – 70;
8 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458 – 69;
9 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 42;
10 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430 – 40;
11 – Fernando Poeta – Lamborghini LP560 – 37;
12 – Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP600 – 36
13 – Guilherme Figueiroa/Júlio Campos – Lamborghini LP600 – 28;
14 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 28;
15 – Henrique Assunção – Dodge Viper Competition Coupé – 22;
16 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 20;
17 – Fernando Croce/Fernando G. Croce – Corvette Z06R – 19;
18 – Roger Sandoval – Lamborghini LP560 – 18;
19 – Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600 – 16;
20 – Felipe Roso/VinÁ­cius Roso – Ferrari F430 – 15;
21 – Popó Bueno/Marcelo Franco – Ford GT – 11;
22 – Walter Derani – Ferrari F430 – 11;
23 – Fernando Fortes – Dogde Viper Competition Coupé – 10
24 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 9;
25 – Lorenzo Varassin – Dodge Viper Competition Coupé – 8;
Â