GT SSprint Race Special Edition: retorno ao traçado gaúcho impõe desafio extra aos pilotos

Circuito de Tarumã, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, requer um equipamento equilibrado e muita precisão dos competidores em busca dos pontos na segunda etapa do evento

Os pilotos chegam Á  segunda etapa da GT Sprint Race Special Edition, nos próximos dias 13 a 15 de agosto, no circuito gaúcho de Tarumã, localizado a 50 quilÁ´metros da capital gaúcha, com otimismo e carros competitivos. A prova promete ser muito técnica e vai exigir boa estratégia para o treino classificatório que contará pontos e as três corridas do final de semana.

Além disso, serão 86 pontos em jogo na tabela de classificação do torneio nas categorias PRO, AM e PROAM, a tomada de tempos vale 25 pontos ao pole, a primeira e a segunda corrida recebem uma bonificação, 18 pontos cada, e embate final serão mais 25 pontos.

O Autódromo Internacional de Tarumã (AIT), localizado em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, na Estrada Capitão Gentil Machado, de Godoy, 5905, é um dos mais tradicionais circuitos do paÁ­s. Sua pista tem extensão total de 3.039 metros, com 11 curvas, de altÁ­ssima, média e baixa velocidades, e um cotovelo em descida, a chamada “Curva do Tala-Larga”, que exige grande perÁ­cia e sangue-frio dos pilotos.

A principal caracterÁ­stica do circuito é a velocidade, sendo o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são um grande desafio para os pilotos. A área da pista (boxes e estacionamento) é de aproximadamente 35 mil m².

AS MÁQUINAS

Tarumã receberá pela terceira vez o campeonato da GT Sprint Race. Os dois modelos das temporadas 2020 e 2021 mantiveram o conceito de cockpit utilizado nos modelos anteriores da competição, o qual o piloto fica sentado no meio do carro. O chassi é tubular de aço inox e peso total de 1.000 kg. O motor V6, 3.6 litros, 300 cv de potência e um torque de 40 kg. Em relação aos freios, as pinças são de fabricação Argentina, marca doppler, discos de freios Fremax e pastilhas de freios TecPads.

Já na parte eletrÁ´nica, passaram a usar o modelo GT Attack, onde o piloto tem todas as informações técnicas do carro no volante, as quais facilitarão muito o entendimento dos sinais vitais do motor, evita possÁ­veis quebras e, acima de tudo, traz uma facilidade ainda maior com relação ao equilÁ­brio de todos os carros. Já na parte da suspensão, todas elas são independentes, através de duplo triângulo e push rods.

Os GTs são compostos por um câmbio sequencial de fabricação francesa, super conceituado no mundo do automobilismo, chamado Sadev, com seis marchas, power shift e paddle shift (câmbio na borboleta). Os novos modelos contam com dimensões semelhantes aos carros originais de fábrica.

As nove etapas que compõem o calendário da competição estão divididas em duas séries: o campeonato nacional, com seis etapas (duas corridas em cada), – Velocitta (SP), Interlagos (SP), Cascavel (PR), Palmeira (PR) e duas em Curitiba (PR) -, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (GO), Tarumã (RS) e Potenza (MG) -, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

Todas as corridas da GT Sprint Race têm transmissão ao vivo para todo o paÁ­s pelo YouTube, no canal oficial da categoria (youtube.com/gtsprintrace) e no programa Acelerados (youtube.com/acelerados), no Motorsport.com, e, pela TV, no BandSports. Durante a semana, após cada etapa, também terão exibição no programa Acelerados (Band), no Programa Na Faixa com National Sports Channel (COM Brasil TV). A geração de imagens é da MasterTV/Catve, com narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto.

A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Tekbond, Gold Springs e Graxa.

Programação GT Sprint Race | Special Edition – Etapa Tarumã (RS)

Sexta-feira, 13 de agosto
12h30 Á s 13h15 – GT Sprint Race – Treino extra
14h55 Á s 15h40 – Treino oficial 1

Sábado, 14 de agosto
09h00 Á s 09h45 – Treino oficial 2
13h00 Á s 13h30 – Treino classificatório

16h05 – Corrida 1

Domingo, 15 de agosto
09h20 – Corrida 2
12h30 – Corrida 3

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)