Com modelos que fazem parte do sonho de qualquer aficionado, novo campeonato brasileiro vira meta de carreira de vários competidores e equipes.
Com estréia prevista para o dia 12 de agosto, em Tarumã (RS), o Campeonato Brasileiro de GT3 vem sendo cogitado por pilotos e equipes de todo o Brasil, e de diversos tipos de categoria – em um espectro que vai da Fórmula 3 Á Fórmula Truck, passando também por Stock Car, Endurance e até Rali. O motivo é simples: “Os carros que utilizaremos são aqueles que qualquer um sonha em ter na garagem ou, mais ainda, numa pista de corridaâ€, diz Luis Roberto Souza, diretor-geral da SRO Latin America – uma sociedade entre a européia SRO Motorsports e os empresários brasileiros Walter Derani e Antonio Hermann.
“Que piloto profissional não sonha em competir com um Ferrari, Porsche, Viper, Maserati, Corvette, Lamborghini e outros Ácones da indústria e da esportividade?â€, pergunta o diretor da SRO. â€œÉ por isso que temos recebido consultas de pilotos e equipes consagrados e bem estabelecidos. Eles também têm seus sonhos, eles também gostariam de acelerar um Ferrari de corrida de verdade, feito pela própria fábrica italiana. Estes profissionais têm suas preferências: uns querem Porsche, outros cresceram sonhando com um Corvette, mais alguns preferem um Aston Martin – e todos estes carros espetaculares fazem parte do nosso campeonato. Ficamos muito felizes com esta repercussãoâ€.
Sigilo – Os nomes dos pilotos que trabalham para ingressar na categoria estão sendo mantidos em segredo: “Eles competem em outros torneios, possuem contratos com equipes e têm que atender interesse dos patrocinadores atuaisâ€, diz Luis Roberto Souza. “Então, seus nomes estão sendo mantidos em sigilo. Mas são competidores de diversas categorias, e alguns até surpreendem, pois suas especialidades são bastante distintas da pilotagem de um GT3. Mas é aqui tocamos novamente na questão do sonho que a gente tem desde pequeno: competir com estes carros é, de certa forma, um modo de realização pessoal de cada umâ€.
A primeira corrida da GT3 deve se dar com 13 ou 14 supercarros na veloz Tarumã, a pista de traçado mais rápido do paÁs – um fato até simbólico em se tratando da estréia no Brasil de uma categoria disputada por marcas e modelos tão vinculados ao desempenho esportivo. “Este número vai aumentar ao longo do anoâ€, explica Luis Souza. “E, para 2008, acho que podemos falar, com muito realismo, em algo perto de 20 carros no grid. O espetáculo será fantástico para qualquer um que gosta de automóveis e corridasâ€, finaliza o diretor-geral da da SRO Latin America.
Foto: Divulgação GT3 Brasil