GT3 Brasil: Com o novo Ford GT, equipe Medley é favorita Á  pole neste sábado

A dupla Xandy Negrão-Andreas Mattheis (Medley) traduziu em números o favoritismo que trouxe a BrasÁ­lia para a terceira rodada dupla – 5ª e 6ª etapas – da GT3 Brasil. Estreando o Ford GT em substituição ao Dodge Viper Coupé usado em Curitiba e São Paulo, os atuais campeões estabeleceram a volta mais rápida das duas sessões de treinos oficiais desta sexta-feira no Autódromo Internacional Nélson Piquet. Pela manhã, Xandy cravou o melhor tempo do dia em 1:56.223, Á  média horária de 169,58 km.

O carro norte-americano foi a arma escolhida por Xandy e Andreas para assumir a liderança do campeonato, que se encontra em poder de Ricardo Rosset e Walter Salles com o mesmo modelo. Na Europa, a marca também vem dominando a categoria, mas as recentes vitórias recentes cobraram um preço alto imposto pela Federação Internacional de Automobilismo. Em BrasÁ­lia, ambos os carros estão carregando um lastro de chumbo de 110 quilos, de forma a aproximar seu rendimento ao dos rivais Ferrari F430, Porsche 997, Viper e Lamborghini Gallardo. O peso mÁ­nimo do Ford GT, agora, é de 1.270 kg.

Mesmo registrada com pneus novos, a marca de Xandy ficou aquém do 1:54.86 dos treinos coletivos da segunda-feira. “Aquele tempo veio no final da tarde, com a temperatura mais amena e condições mais favoráveis”, explicou o piloto. “Além disso, a pista está bastante diferente hoje, com menor aderência e deixando o carro bem mais arisco. Eu mesmo cheguei a dar um pião de 720 graus numa das curvas de alta”, observou.

Com uma vitória neste ano, Xandy e Andreas têm 26 pontos, contra 28 dos lÁ­deres Rosset e Salles. Os dois times dividem os boxes em todas as etapas e devem brigar pela pole das duas corridas do fim de semana. A primeira será realizada a partir das 15h30 de amanhã, com uma hora de duração, depois das duas tomadas que definirão os dois grids. Apesar da satisfação com o resultado, Xandy não se manifestou empolgado com o Ford GT. “É, sem dúvida, um carro muito rápido, mas nem chega perto do Lamborghini Gallardo que pilotamos em 2007 em termos de prazer de dirigir. O Lambo é mais equilibrado e gostoso de pilotar.”

Os melhores tempos em BrasÁ­lia:
1º) Andreas Mattheis/Xandy Negrão (FG), 1min56s223
2º) Walter Salles/Ricardo Rosset (FG), 1min57s530
3º) Norberto Gresse/Valdeno Brito (P9), 1min57s754
4º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (F4), 1min59s187
5º) Cláudio Ricci/Rafael Derani (F4), 1min59s350
6º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (VC), 1min59s744
7º) Elias Nascimento/Luciano Burti (VC), 1min59s749
8º) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto (F4), 1min59s919
9º) Walter Derani/Giuliano Losacco (F4), 2min00s045
10º) Emerson Fittipaldi/Wilsinho Fittipaldi (P9), 2min00s933
11º) Ramon Matias/MMatheus Stumpf (VC), 2min01s129
12º) Sérgio Cunha/Luiz Garcia (F4), 2min01s372
13º) Thiago Marques/Alceu Feldmann (LG), 2min01s897