GT3 Brasil: Em dia histórico GT3 apresenta TelefÁ´nica e irmãos Fittipaldi

Wilson e Emerson Fittipaldi foram anunciados oficialmente nesta manhã em Interlagos. Coletiva apresentou o novo patrocinador e o nome oficial da categoria: TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil.

Muita emoção marcou a coletiva de imprensa da GT3, que foi realizada na manhã desta quinta-feira (8) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A categoria apresentou oficialmente seu novo patrocinador, que passou a integrar o nome oficial do campeonato: TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil. O encontro também foi o anúncio oficial da participação da dupla Emerson e Wilsinho Fittipaldi no torneio. Eles estrearão no fim de semana (10 e 11) com o novo Porsche 997 GT3 Cup S – um carro do qual a equipe dos Fittipaldi, a WB Motorsport, espera muito. Os irmãos Fittipaldi se emocionaram durante a entrevista, e ambos choraram – Wilsinho caiu em lágrimas várias vezes, Emerson chorou ao lembrar do incentivo que a mãe, Juze, dava aos dois irmãos. Em alguns momentos, o silêncio do choro contido de um deles foi quebrado pela salva de palmas da sala de imprensa lotada. Em Interlagos, a GT3 disputará sua segunda rodada dupla de 2008, válida pela terceira e quarta etapas. As largadas acontecem Á s 14h do sábado e 11h, do domingo. As duas provas serão mostradas a partir das 20h no canal Sportv.

A TelefÁ´nica e seu serviço de internet banda larga Speedy vão ocupar os espaços mais nobres do visual da categoria. Além de placas e bandeiras na pista, o novo patrocinador da GT3 também terá seu nome nos supercaros – em Interlagos, todos os bólidos já exibiam uma faixa na parte superior dos parabrisas. Segundo o diretor de produtos premium da TelefÁ´nica, Márcio Fabri, as caracterÁ­sticas da categoria se alinham com a filosofia  da empresa. “A GT3 se encaixa perfeitamente com a imagem do nosso produto, o Speedy. Aqui estão os melhores pilotos e os melhores carros”, disse ele. “A TelefÁ´nica está introduzindo no Brasil um novo serviço de banda larga através de fibra óptica”, revelou Luis Carlos Pimentel, diretor de estratégia da TelefÁ´nica. “São Paulo é umas das primeiras cidades do mundo a ter esse serviço disponÁ­vel. Somente cinco paÁ­ses possuem este produto. A altÁ­ssima velocidade da GT3 é a associação perfeita para o produto Speedy. Foram estes motivos que justificaram o investimento da TelefÁ´nica na categoria”, finalizou.

As “boas idéias” de Wilson – Emerson Fittipaldi chegou animado ao encontro. Cumprimentou a todos e logo na primeira pergunta foi demonstrando sua animação com a nova proposta: “Estou muito feliz por estar aqui para competir em Interlagos depois de tantos anos. O Wilson sempre tem umas idéias ‘muito boas’”, brincou Emerson. “Ele me ligou há uns três meses dizendo que a gente ia correr de GT3. Me contou que a categoria estava muito legal e que vai crescer muito. Então, pensei: porque não?!”, comentou o bicampeão mundial de Fórmula 1, que, como o irmão, não escondeu a admiração pelos carros da TelefÁ´nica Speedy GT3: “São supermáquinas, carros de corrida muito bons sem dúvida”.

A seguir, Emerson relatou uma conversa que teve com a mãe, quando também fazia um retorno Á s pistas, em 2006, na GP Masters, categoria que reunia ex-pilotos de Fórmula 1. “Eu estava na África do Sul para minha primeira corrida, e liguei para a minha mãe. Isso foi numa quinta-feira. Disse a ela que no dia seguinte tinha treino…”, contou Fittipaldi, que imediatamente começou a chorar, e depois completou: “Desculpem… Eu me emociono muito… Minha mãe disse: filho, esta é a coisa que você mais gosta na vida. Vai lá e corre. E foi muito legal na África. Foram momentos muito bacanas…”. A emoção voltou, e Emerson novamente escondeu o rosto, muito aplaudido pelos presentes. Depois, ele revelou: “Vi minha mãe correr aqui em Interlagos há muitos anos. Então, minha famÁ­lia toda ama a velocidade, todos nós”.

Na seqüência foi a vez de Wilson Fittipaldi se pronunciar. Não demorou muito para o “Tigrão”, seu apelido da época em que era piloto no Brasil, começar a chorar. “Estou bastante emocionado por estar outra vez junto com o Emerson. A última vez que corremos juntos foi em uma prova do Campeonato Brasileiro de Turismo em Goiânia, em 1988, de Fiat. Hoje, para mim, é um momento muito especial. Esperamos fazer o máximo possÁ­vel na pista”.

Wilson agradeceu a oportunidade de competir novamente: “Eu agradeço a todos por estar tendo está chance de participar de um evento como esse, tão legal”, e as lágrimas voltaram, interrompendo a fala de Wilsinho várias vezes. Ele não conseguia falar. Depois de uma longa pausa, Wilson revelou o motivo de tanta emotividade: “Estou completando 50 anos de automobilismo”. Wilsinho foi também muito aplaudido. Depois destes primeiros momentos, os irmãos Fittipaldi responderam várias perguntas dos jornalistas e a descontração foi total.

Primeiras voltas – Emerson e Wilsinho Fittipaldi experimentaram um Porsche 997 GT3 logo após a entrevista. O bicampeão entrou no carro para ‘apenas algumas voltas de demonstração’. Mas o que se viu imediatamente foi Emerson acelerando para valer. A equipe, no entanto, preferiu não revelar os tempos: â€œÉ só um treino”, disse Washington Bezerra, chefe da WB Motorsport, time mais bem sucedido da história da Stock Car, que migrou para a TelefÁ´nica Speedy GT3. Emerson completou oito voltas. Wilsinho, apenas cinco. Foi o suficiente para despertar toda a animação do bicampeão da 500 Milhas de Indianápolis: “Foi muito legal. Senti muito prazer em pilotar novamente. A pista está muito boa, bastante lisa. O asfalto é maravilhoso. A maior dificuldade realmente é a freada do ‘S’ do Senna. É uma curva meio cega, ainda tenho que identificar qual o limite de frenagem do carro ali”, descreveu, cheio em entusiasmo. Emerson nunca havia pilotado no novo traçado ­- que pilotou em Interlagos foi em 1980, no layout antigo da pista paulistana.

Depois do entusiasmo inicial, veio a velha veia analÁ­tica de um piloto experiente: “Tenho muito o que aprender”, revelou. “O Porsche tem motor traseiro, e isso o faz jogar muito a traseira nas curvas. Principalmente nas curvas rápidas, que são as mais perigosas. Mas fiquei muito animado. Acredito que vamos fazer um bom papel durante o fim de semana”, comentou. Wilson também andou no novo Porsche e completou cinco voltas.