Porsche 997 e Ferrari Scuderia foram os mais rápidos no treino classificatório
Foram definidos sob chuva os grids de largada para a quarta rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil neste sábado (24) em Londrina, no Paraná. E as duas poles foram garantidas por Ácones da esportividade no automobilismo. O Porsche 997 GT3 de Miguel Paludo (parceiro de Ricardo MaurÁcio) larga em primeiro na sétima etapa do torneio, que será realizada logo mais Á s 15h40 no Autódromo Ayrton Senna. Para a oitava etapa, a ser disputada amanhã, o Ferrari Scuderia de Daniel Serra (parceiro de Chico Longo) foi o mais rápido, garantindo a melhor posição de largada.
“Dei um pouco de sorte por que consegui ‘achar’ a volta rápida logo no inÁcio do treino, quando ainda não chovia muito. Além do acerto do carro estar fantástico, Londrina também é uma pista que favorece bastante o Porsche. Exige que o carro tenha muita tração, e esse é o nosso caso. Depois, com os pneus mais desgastados e o aumento da chuva, não consegui melhorar meu tempoâ€, comentou Paludo que, ao lado de Ricardo MaurÁcio, venceu a última corrida da categoria.
O pole não vê problemas caso a chuva continue caindo até o horário da corrida, logo mais, ainda na tarde deste sábado. “Eu gosto, na última prova do Itaipava GT3, em São Paulo, caiu a maior chuva e tive um bom desempenho, estou me adaptando bem a essas condições. Consigo entender bem as reações do carro no molhado, portanto, fico Á vontadeâ€, complementou o piloto.
Complementando os três primeiros lugares do grid para a primeira corrida ficaram Rafael Derani (parceiro de Claudio Ricci na dupla que lidera o campeonato) e Marcelo Hahn (Allam Khodair). “Acho que estou ficando ‘craque’ de andar na chuvaâ€, brincou Derani. “Nesta temporada já corri mais na chuva do que no secoâ€, continuou o piloto. “Quem saiu mais cedo e conseguiu ‘achar’ logo uma boa volta foi beneficiado, pois a pista foi piorando com a intensidade da chuva. Eu não consegui andar rápido nas primeiras voltas, e meu tempo ‘veio’ somente na sexta volta. Mas o importante é estar na primeira fila, conseguir se manter na pista se ela estiver muito escorregadia e agüentar a pressão dos que vem atrásâ€, detalha o lÁder do torneio.
Grid de domingo – Com a marca de 1min16s788, o paulista Daniel Serra levou seu Ferrari Scuderia Á pole position para a oitava etapa do Itaipava GT3 Brasil, que terá largada Á s 12h00 de amanhã, em Londrina. “Quem larga na pole não tem do que reclamar. Mas acho que vale comentar que a pista estava com uma condição diferente dos demais treinos, e então tive pouco tempo para me adaptar. Consegui entender a condição da pista rapidamente, fazer os acertos e calibragens necessários, e aÁ tudo deu certoâ€, conta Daniel Serra.
Serra também disse que gosta de dirigir na chuva, desde que o carro seja bom: “Andar na chuva pode ser muito divertido, ainda mais com um bom carro como o Scuderia. Mas quando o equipamento é ruim fica muito chatoâ€, opina o piloto. Depois de Serra os mais rápidos foram Allam Khodair (parceiro de Marcelo Hahn) e Claudio Ricci (Rafael Derani). Khodair avaliou o desempenho de sua dupla: “Tanto eu quanto o Hahn fomos bastante competitivos na tomada de tempos para o grid se levarmos em consideração as condições da pista e a mudança do clima da manhã até a hora do treino classificatório. Nós e nosso carro (Ferrari F430) estamos em uma evolução muito boa desde o primeiro treino, mas acho que com essas condições de tempo, com o traçado estreito de Londrina e as dificuldades de ultrapassar, as palavras-chave para essa corrida são: concentração e calmaâ€, prevê Khodair.
Na terceira posição larga Cláudio Ricci. Para amanhã, a previsão de é 14 mm de chuva durante o dia, contra 2 mm de hoje, segundo o site Climatempo.com.br. Diante dessas condições difÁceis, Ricci também acha o terceiro posto de largada muito bom: “Até a metade dos treinos classificatórios estávamos liderando os tempos, e quando aumentou a chuva resolvi parar no boxe. Foi uma decisão errada, eu devia ter continuado. Também houve o fato de que guiei com muito cuidado, pensando em uma classificação que nos leve a conseguir o maior número de pontos possÁvel, visando manter a liderança do campeonato. A pista tem pouca área de escape, então foi melhor ser mais cauteloso. Bater seria péssimo a esta altura da competiçãoâ€, finaliza Claudio Ricci.
Classificatório 1ª Corrida – GT3
1º) 5 – Miguel Paludo (PO, SP), 1:17.960, média de 141,07 Km/h
2º) 3 – Rafael Derani (FE, SP), 1:19.512
3º) 16 – Marcelo Hahn (FE, SP), 1:19.924
4º) 19 – Chico Longo (FE, SP), 1:20.542
5º) 7 – Beto Posses (PO, SP), 1:20.587
6º) 6 – Thiago Camilo (PO, SP), 1:20.594
7º) 33 – Bruno Garfinkel (LA, SP), 1:20.652
8º) 70 – Walter Derani (FE, SP), 1:24.910
9º) 18 – Fernando Poeta (FE, SP), 1:29.261
Classificatório 2ª Corrida – GT3
1º) 19 – Daniel Serra (FE, SP), 1:16.788, média de 143,22 Km/h
2º) 16 – Allam Khodair (FE, SP), 1:17.186
3º) 3 – Claudio Ricci (FE, RS), 1:17.551
4º) 33 – Chico Serra (LA, SP), 1:17.915
5º) 5 – Ricardo Mauricio (PO, SP), 1:17.951
6º) 70 – Rodolpho Santos (FE, SP), 1:18.906
7º) 6 – Norberto Gresse (PO, PR), 1:19.323
8º) 7 – Antonio Hermann (PO, SP), 1:22.102
9º) 18 – Duda Rosa (FE, RS), 1:22.330