GT3 Brasil: Trinta anos depois Emerson Fittipaldi volta ao pódio em Jacarepaguá

Trinta anos depois do histórico segundo lugar no GP do Brasil de F-1, com o Copersucar, Emerson Fittipaldi voltou a sentir o gostinho de subir ao pódio no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. No domingo (07/09), o bi-campeão de F-1(1972 e 1974) e campeão da F-Indy (1989), conquistou uma brilhante segunda posição na 9º prova do GT3 Brasil, a categoria dos super-carros.

Formando a dupla milionária, com o paraibano voador, Valdeno Brito, vencedor da Corrida do Um Milhão de Dólares da Stock Car, Emerson, duas vezes campeão das 500 Milhas de Indianápolis (1989 e 1993) marcou o 9º tempo para a prova, a primeira da 5º rodada dupla da temporada.


Com o Porsche 997 GT3 Boxer da equipe WB Motorsports, Fittipaldi começou a prova, passando o comando do carro para Valdeno, durante a parada obrigatória, na 7º posição. Brito fez um sprint perfeito, ganhando cinco posições, fechando a prova na 2º posição.


Fittipaldi chegou ao pódio carregando o seu filho mais novo, Emerson Fanucchi Fittipaldi, de apenas um ano e meio de idade. Muito feliz foi logo cercado pelos jornalistas e saudado pelo público que compareceu em bom número ao autódromo.


Emerson foi o último piloto a chegar para a coletiva de imprensa, tamanho o assédio dos fãs, durante o trajeto do pódio, localizado na reta em frente Á s arquibancadas, até a sala reservada para as entrevistas coletivas.


â€œÉ incrÁ­vel, mas o Emerson era o piloto mais inteiro no pódio”, disse o vencedor da prova, Walter Salles, elogiando a forma fÁ­sica de Emerson, antes da chegada do piloto a sala. 


“Para mim é uma honra voltar a correr no Brasil, e poder voltar ao pódio correndo aqui (na GT3). Agradeço a Deus por estar competindo, por poder pilotar com a idade que tenho. Ainda mais correndo no meio dessa moçada. O Valdeno foi brilhante e dividir o carro com ele foi uma honra para mim também”, declarou Fittipaldi, que completou 61 anos de idade. 


Na segunda prova do dia, Brito se envolveu em um toque no começo da corrida, que danificou a lateral dianteira esquerda do carro. Quando parou nos boxes, passando o carro para Emerson, um mecânico, usando a tradicional fita crepe, colou a lateral danificada.


Com a perda de tempo, Emerson saiu dos boxes muito rápido, levando um drive-though. Cumprida a punição, levou o Porsche a 8º posição ao final de uma hora de prova, faturando mais um pontinho na tabela.