GT3: Moreno e Mattheis cravam as poles em Goiânia

Ambas as sessões de classificação foram marcadas pelo mau tempo. Andréas Mattheis colocou o Viper na pole para a primeira corrida. Roberto Moreno marcou o melhor tempo e larga na frente na segunda. Rodada dupla de domingo pode definir tÁ­tulo.

O calor deu lugar ao mau tempo em Goiânia e as pole-positions do Brasil GT3 Championship ficaram nas mãos de Andréas Mattheis (Dodge Viper) e Roberto Pupo Moreno (Ferrari F430), respectivamente, que largam na frente da 7ª e 8ª etapas neste domingo. A primeira sessão, que definiu o pole da 7ª etapa, ocorreu com uma leve chuva no inÁ­cio do treino. Já na segunda os pilotos tiveram tempo de fechar poucas voltas rápidas até que um forte temporal com ventos muito fortes desabasse sobre o autódromo goiano. A chuva acabou por marcar presença no momento mais importante até aqui, já que toda a sexta-feira e quase todo o sábado transcorreram sob forte calor entre 33ºC e 37ºC.

A etapa goiana pode acabar se tornando a mais importante da temporada, já que existe a possibilidade de uma definição antecipada do tÁ­tulo. Os lÁ­deres do torneio, Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann (Lamborghini Gallardo) possuem 13 pontos de vantagem sobre Mattheis e seu parceiro, Xandy Negrão – 56 contra 43 pontos, respectivamente. Como a categoria concede 10 pontos Á  dupla vencedora de cada etapa, e já que haverá apenas mais uma rodada dupla na temporada (em Interlagos), caso Boni e Alceu saiam de Goiânia com mais de 20 pontos de vantagem já terão garantido o tÁ­tulo. Matematicamente outras duas duplas têm chances: Claudio Ricci e Walter Derani (36 pontos) e Luiz Paternostro e Renato Catallini (18).

Segundo colocados no campeonato, Xandy e Mattheis garantiram importante vantagem sobre os lÁ­deres Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann, que partirão em terceiro nas duas corridas com a Lambo de número 7. Bonifácio e Feldmann ganharam quatro provas contra duas de Xandy e Mattheis. Somam 56 pontos, 13 Á  frente dos rivais mais próximos.

Pouco antes do inÁ­cio das sessões classificatórias, as nuvens se fecharam sobre o Autódromo Internacional Ayrton Senna. O vento era bem-vindo pelas equipes, pois ajudaria a esfriar o asfalto e melhorar o desempenho dos carros. “Foi exatamente isso o que aconteceu”, disse Moreno. “A pista ficou bastante bem mais rápida. Contudo, a poucos minutos depois do começo do primeiro treino, a chuva, ainda que de forma leve, caiu sobre o traçado, umedecendo-o o suficiente para atrapalhar a vida dos pilotos”.

Pilotando o seu carro substituto – um Dodge Viper, já que o oficial, Lamborghini Gallardo, teve o motor quebrado pelo excessivo calor da sexta-feira -, Andréas Mattheis foi o mais eficiente nas condições úmidas do asfalto e marcou 1min28s093 na parte final do treino. Parceiro de Alencar Júnior, Rafael Derani andou forte com a Ferrari F430 e marcou o segundo melhor tempo. Paulo Bonifácio (companheiro de Alceu Feldmann) colocou o Lamborghini Gallardo dos lÁ­deres do campeonato em terceiro lugar, com Renato Cattalini (Luiz Paternostro) em quarto e Carlos Crespo (Roberto Moreno) fechando os cinco primeiros colocados.

O segundo treino foi ainda mais atÁ­pico. Assim que a pista foi liberada, os pilotos se apressaram em fechar voltas rápidas, pois uma forte chuva se anunciava. Roberto Pupo Moreno cravou 1min28s377 em sua quarta volta e vai largar na frente na oitava etapa. É a primeira pole-position do ex-piloto de Fórmula 1 no Brasil GT3 Championship. Parceiro de Mattheis, Xandy Negrão marcou o segundo melhor tempo, com Alceu Feldmann colocando o Lamborghini Gallardo em terceiro e Alencar Junior fechando a segunda fila. Cláudio Ricci (Walter Derani), que havia dominado os treinos extras de sexta-feira, teve um pneu furado e quando saiu Á  pista a chuva já havia começado. Assim, fechou apenas uma volta rápida, em 1min47s427, correspondente Á  oitava posição.

O Dodge Viper número 13 da dupla Fábio Casagrande/Sergio Lúcio teve o câmbio quebrado após o quarto e último treino livre da tarde deste sábado e não saiu para a classificação. Assim, largará em último em ambas as corridas. A 7ª etapa tem largada prevista para as 10h30, enquanto a da 8ª acontece Á s 14h45.

Confira o grid de largada para a 7ª etapa em Goiânia:

1º)  A.Mattheis/ X.Negrão  (VC, RJ/SP), 1:28.093, média de 156,72 Km/h
2º)  R.Derani/Alencar Jr  (F4, SP/GO), 1:30.135
3º)  P.Bonifacio/A.Feldmann  (LG, SP/PR), 1:30.204
4º)  R.Cattalini/Paternostro  (F4, PR/SP), 1:31.237
5º)  C.Crespo/R.Pupo Moreno  (F4, SP/SP), 1:32.354
6º)  W.Derani/C.Ricci  (F4, SP/RS), 1:32.710
7º)  A.Hermann/V.Brito  (P9, SP/PB), 1:33.699
8º)  S.Laganá/M.Fernandes  (F4, PR/RS), 1:38.957

Grid de largada para a 8ª etapa:

1º)  R.Pupo Moreno/C.Crespo  (F4, SP/SP), 1:28.337, média de 156,217 Km/h
2º)  X.Negrão/A.Mattheis  (VC, RJ/SP), 1:28.423
3º)  P.Bonifacio/A.Feldmann  (LG, SP/PR), 1:29.233
4º)  Alencar Jr/R.Derani  (F4, SP/GO), 1:30.196
5º)  V.Brito/A.Hermann  (P9, SP/PB), 1:30.218
6º)  L. Paternostro/R.Cattalini  (F4, PR/SP), 1:32.132
7º)  S.Laganá/M.Fernandes  (F4, PR/RS), 1:32.176
8º)  W.Derani/C.Ricci  (F4, SP/RS), 1:47.427