Hill Climb Brazil: Santim começa temporada 2024 na frente em MairiporãHill Climb Brazil:

Maior vencedor na última temporada, piloto conquistou o Leão da Montanha na primeira etapa de 2024; JP Mil surpreendeu e encabeçou o TOP5.

A temporada 2024 da Hill Climb Brazil, campeonato de subida de montanha teve seu início em Mairiporã (SP) nos dias 8 e 9 de março com os pilotos sendo desafiados a percorrerem os quase 5km de extensão na Estrada Pirucaia, ponto escolhido para a primeira etapa da temporada.

A abertura oficial do evento aconteceu na sexta-feira (08) no Parque Linear de Mairiporã com os veículos de competição ficando em exposição para visita do público local. Estudantes da rede municipal de ensino estiveram presentes junto com o prefeito Walid Ali Hamid, mais conhecido como Aladim e o secretário de turismo, esporte e juventude, Fernando Brandão.

Os carros entraram na pista no sábado, com as subidas iniciadas logo pela manhã, porém com um componente deixando tudo ainda mais emocionante: a chuva atingiu a área de competição por volta das 10h30 quando metade dos veículos ainda aguardavam para a primeira tentativa, e as subidas precisaram ser paralisadas por segurança.

Com isso o piloto Gustavo Pimenta (Citroën DS3) permaneceu como líder na geral, sonhando com o troféu de Leão da Montanha por quase três horas e meia até que Wallace Santim (Audi S3) pudesse entrar na pista pela primeira vez e conseguir superar o tempo, assumindo a primeira colocação.Devido a paralização causada pela situação climática, impedindo que uma nova rodada de tentativas ocorresse para todos os pilotos antes do término de luz natural, a organização do evento decidiu as a competição por categorias respeitaria os tempos da primeira subida e os 10 melhores colocados fariam uma nova tentativa para a disputa do Leão da Montanha e a definição do TOP5.

Com isso entraram na pista, além de Santim e Pimenta – os dois primeiros colocados na primeira subida – Milton Rubinho (Sandero RS), Thiago dos Santos (Toyota Gazoo), JP Mil (Mitsubishi Lancer), Rafael Maychak (BYD Seal), Sandro Rosa (Karmann Guia), Bruno Melloni (VW Gol), Luiz Martins (Lotus Seven) e o piloto da casa, Caio Fonseca (Chevrolet Corsa).Santim que havia marcado o tempo de 3min14s66 na sua primeira tentativa, baixou sua marca em 10s86 fechado sua tentativa em 3min03s80. Na busca de tentar se aproximar o máximo possível do líder, Pimenta acabou escapando e tocando na vegetação que circula a estrada perdendo tempo e fechando sua tentativa com o tempo de 3min21s12, melhorando em 4s91 seu tempo, mas sem chances de lutar pelo Leão da Montanha.

Com isso a briga passaria agora para a liderança entre os TOP5 que são premiados à parte, descontando o título do Leão da Montanha (o mais rápido entre todos no evento). O piloto JP Mil já havia conquistado um excelente tempo em sua primeira tentativa, porém um toque em um cone das chicanes instalados para diminuir a velocidade dos competidores em alguns trechos o fez carregar uma adição de 20s. Em sua segunda e última chance, o piloto do Lancer #75 aproveitou ao máximo e conquistou o tempo de 3min17s98, superando Pimenta e levando o troféu de 1º lugar na etapa de abertura da temporada 2024.O TOP5 de Mairiporã ficou com JP Mil em primeiro lugar, seguido por Gustavo Pimenta, Thiago dos Santos, Rafael Maychak que nessa etapa estreou com seu carro elétrico – o piloto também corre com o Fusca #333 na categoria 2 – e Milton Rubinho que após ficar de fora das últimas etapa de 2023, retorna à subida da montanha entre os mais rápidos do final de semana.

A temporada 2024 começou com novidades na área de mídia e divulgação da categoria: a jornalista Mel Ribeiro passa a integrar a equipe da Hill Climb Brazil como apresentadora e repórter da competição e contou com transmissão ao vivo em dois programas durante o sábado (08) transmitidos pelo canal do Youtube @hillclimbbrazil e pelo portal High Speed Brazil (https://www.youtube.com/live/ea6MvwiEewU?si=xNw7dSpSYDCkNmyh).

“Fazer um evento a céu aberto, no meio de uma estrada não é uma tarefa fácil, mas a Hill Climb Brazil consegue entregar isso aos seus competidores”, comentou Silvio Novembro, CEO da Ascot Racing, empresa responsável pelo campeonato. “A chuva acabou mudando nossa programação, mesmo assim conseguimos finalizar mais um evento graças ao apoio de todos os pilotos e equipes, a prefeitura de Mairiporã que mais uma vez apoiou nosso campeonato e aos nosso patrocinadores que são os responsáveis por tudo acontecer”, finalizou.

Agora a Hill Climb Brazil se prepara para a sequência do campeonato nos dias 17 e 18 de maio em local a ser anunciado nos próximos dias. Além de Mairiporã, o campeonato de subida de montanha passará ainda por Águas de Lindoia, Lindoia, Socorro, Monte Alegre do Sul e uma cidade do consórcio do Vale do Itaqueri.