IndyCar: Categoria anuncia planos para o novo motor da categoria

Honda continua como fornecedora de propulsores ao longo desta década.

Neste sábado a Fórmula Indy anunciou os planos para o novo motor do carro da categoria, além do prolongamento do contrato da marca japonesa. A Honda fornece motores para a categoria desde 2003, passando a ser única fornecedora de propulsores da Fórmula Indy em 2006. Para a temporada 2011, a Honda continua com o atual motor Honda Indy V-8. Na temporada 2012, quando estreará o novo carro da categoria, a Honda irá construir um motor bi – turbo de 2.4 litros V6. Os motores Honda terão um custo de 40% reduzido em relação aos atuais propulsores fornecidos pela companhia nipônica.

Isto faz parte do desafio que a Honda buscava quando passou a fornecer motores para todos os competidores da Indy. “Em tempos difíceis, nosso compromisso com este tipo de corrida na América nunca vacilou. Com este anuncio de hoje, temos o prazer de reafirmar este compromisso e estamos estendendo-o nesta atual década”, disse Erick Berkman, presidente da HPD, um segmento da Honda nos Estados Unidos.

Um dos parceiros da Honda é a Ilmor Engineering que continuará a preparar e retificar os motores utilizados por todas as equipes durante a temporada 2010 da Fórmula Indy.

Desde 1994, a Honda compete no automobilismo norte-americano quando estreou na CART e permaneceu na categoria por mais oito anos. A Honda registra 170 vitórias, sendo sete delas nas 500 milhas de Indianápolis.

De abril de 2007 até agosto de 2009, mais de 40 pilotos completaram todas as provas da Fórmula Indy sem a perda de um único motor Honda, o que daria uma distancia percorrida de 394 mil quilômetros de extensão. Para representar a confiabilidade dos motores Honda, esta distancia é mais longa que uma viagem da Terra até à Lua. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *