IndyCar: Como nas 500 Milhas, vencedor da São Paulo Indy 300 vai comemorar com leite no pódio

Etapa brasileira da F-Indy repete uma das premiações mais tradicionais do automobilismo mundial, em iniciativa da Laticínios Bom Gosto; caixinha será autografada e leiloada para caridade.

Desde 1936, uma imagem é familiar para todos os fãs de automobilismo: o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, a prova principal da Fórmula Indy, comemora bebendo leite no alto do pódio, diante de mais de 400 mil fãs no lendário circuito oval americano.

Helio Castroneves, Gil de Ferran e Emerson Fittipaldi foram os brasileiros a provar desse tradição com suas vitórias nas 500 Milhas, e nesse domingo (14/3), Helinho e os demais 23 pilotos competindo na São Paulo Indy 300 vão em busca de um feito semelhante: o vencedor da etapa brasileira da F-Indy também vai comemorar com leite no pódio.

A iniciativa, criada pela Laticínios Bom Gosto, apoiadora oficial do evento, busca justamente estabelecer na corrida da Indy no Brasil uma tradição semelhante à existente há mais de 70 anos nas 500 Milhas de Indianápolis – uma tradição tão significativa que houve polêmica em 1993, quando Emerson Fittipaldi, após vencer as 500 Milhas pela segunda vez, optou por beber suco de laranja no pódio.

O costume surgiu espontaneamente: Louis Meyer, vencedor da prova em 1936, pediu leite para refrescar-se no pódio – naquela época, as 500 Milhas levavam mais de cinco horas para serem completadas. Vendo a cena, um representante da Associação dos Produtores de Laticínios de Indiana detectou uma oportunidade e, a partir do ano seguinte, o leite no pódio passou a fazer parte do protocolo da corrida.

E em São Paulo, a tradição envolverá também solidariedade. A caixinha utilizada pelo vencedor da corrida desse domingo será autografada pelo piloto e posteriormente leiloada, com os ganhos do leilão sendo doados para uma instituição assistencial.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *