IndyCar: Depois de começo difÁ­cil, Bruno Junqueira encontra melhor acerto em Mid-Ohio e demonstra confiança em conseguir boa posição de largada

Trabalho, muito trabalho. Mesmo em meio a uma estressante seqüência de cinco corridas em finais de semanas consecutivos, pilotos e equipes não têm tempo para descanso e, a cada circuito, encaram novos desafios para encontrar o acerto ideal e confirmar as expectativas. Pois o mineiro Bruno Junqueira (Alcompac/Telemont) viveu uma sexta-feira sem pausas em Mid-Ohio, palco da 12ª etapa da temporada – e foi obrigado a driblar as dificuldades para deixar o Dallara Honda da equipe Dale Coyne próximo das condições ideais. Mais do que a 16ª posição na soma dos dois primeiros treinos livres, o otimismo é justificado pelo comportamento do carro no fim do dia. O mais rápido foi Marco Andretti (Andretti Green), um dos principais candidatos Á  pole, a partir de 12h45 (de BrasÁ­lia).

Pela manhã, Bruno sofreu com o posicionamento dos pedais no carro, o que chegou a provocar dor nos joelhos e exigiu muito tempo parado nos boxes em busca de uma solução. Tão logo conseguiu se sentir confortável no cockpit, o mineiro encontrou boas regulagens de chassi e suspensão, mas esbarrou na falta de potência do motor, fator recorrente na categoria, já que não há como garantir que todos os propulsores tenham o mesmo desempenho (as diferenças verificadas em dinamÁ´metro chegam a 1%, ou de 6 a 7 cavalos. Ainda assim, chegou a andar próximo dos 10 primeiros e terminou o treino com a marca de 1min09s4189. As duas longas paralisações ao longo da sessão da tarde também o impediram de baixar sua marca.


O piloto de Belo Horizonte acredita, no entanto, que alguns pequenos ajustes nos treinos livres de hoje garantirão um carro competitivo, capaz de superar a primeira fase do qualifying (apenas os 12 mais rápidos avançam, sendo que, deles, seis permanecem na disputa pela pole). “Tivemos um bom dia, com algumas dificuldades iniciais, mas que foram sendo superadas. Ainda temos onde melhorar, há algumas mudanças de acerto que pretendemos testar, e assim, espero estar em minha melhor condição para a classificação de amanhã. Já corri aqui por 3 anos na epoca da ChampCar, e me recordo bem das dificuldades de realizar ultrapassagens. Por isso é ainda mais importante um bom lugar no grid de largada. Essa é uma das pistas em que temos mais chances de render bem, e apesar de não ter tido um começo de GP tão forte quanto esperava, ainda assim acredito que poderemos fazer nossa melhor corrida.”