IndyCar: Divulgado o calendário para a temporada de 2012

Corrida na China e dois retornos a antigas praças são as maiores novidades

A Fórmula Indy anunciou nesta quinta-feira (22) o calendário oficial da categoria para a temporada de 2012. O primeiro evento em terras chinesas e duas provas que retornam após vários anos afastadas são as principais novidades.

O ano de 2012, além das alterações no calendário, marcará também a entrada do novo chassi da Dallara e do retorno da competição entre as fabricantes de motor. O apito inicial do campeonato se dará novamente em St. Petersburg no dia 25 de março.

“Para ser coroado como campeão da Fórmula Indy, o piloto deve ser capaz de dominar as corridas em diferentes formatos”, disse CEO da categoria Randy Bernard, se referindo as corridas em mistos, em ruas, em ovais curtos e em super ovais.

As ruas de Detroit, mais especificamente em Belle Isle Park, voltam a sediar uma prova da categoria, assim como aconteceu nas temporadas de 2007 e 2008. A data do encontro é dia 3 de junho.

O oval de 2 milhas de Fontana, Califórnia, também retorna ao calendário e encerrará a temporada. Desde 2005 a Indy não corre por lá.

A maior novidade do ano passa a ser o circuito de rua da China, em Qingdao. Com 3,8 milhas de extensão a prova será realizada dia 19 de agosto.

O Grande Prêmio de São Paulo também está no calendário. Dia 29 de abril, na quarta etapa do campeonato, os pilotos desembarcam em terras tupiniquins para a prova.

Assim como em outros anos, a categoria também correrá a noite. Texas no dia 9 de junho e Iowa no dia 23 de junho são as escolhidas. Um adendo importante é que a prova do Texas não mais será dividida em duas, como aconteceu na temporada de 2011, e será disputada em um formato tradicional.

“O futuro da Fórmula Indy está animador com as provas anunciadas hoje”, disse Bernard. “Com o novo carro e a concorrência entre fabricantes de motores, acreditamos que os eventos da Indy só terão a crescer. Estamos explorando eventos adicionais para a temporada de 2012. Um processo de confirmação de um 16º evento está se confirmando, e um 17º também esta sendo considerado”, finalizou.

Calendário da Fórmula Indy para a temporada de 2012:

25 de março: St. Petersburg (Circuito de rua)
1º de abril: Barber Motorsports Park (Circuito misto)
15 de abril: Long Beach (Circuito de rua)
29 de abril: São Paulo (Circuito misto)
27 de maio: Indianapolis Motor Speedway (Circuito oval)
3 de junho: Detroit (Circuito de rua)
9 de junho: Texas (Circuito oval)
23 de junho: Iowa (Circuito oval)
8 de julho: Toronto (Circuito de rua)
22 de julho: Edmonton(Aeroporto)
5 de agosto: Mid-Ohio (Circuito misto)
19 de agosto: Qingdao, China (Circuito de rua)
26 de agosto: Infineon Raceway (Circuito misto)
2 de setembro: Baltimore (Circuito de rua)
15 de setembro: Fontana (Circuito oval)

Calendário pode sofrer mudanças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *