IndyCar: Em comunicado, piloto Dario Franchitti anuncia aposentadoria

Em comunicado publicado no site oficial da equipe Chip Ganassi Racing, o piloto Dario Franchitti, 40 anos, anunciou a aposentadoria das pistas. O britânico tomou a decisão após ser convencido pelos médicos. O motivo foi o grave acidente sofrido no GP de Houston da IndyCar, em outubro.

““Desde o acidente, estive sob os cuidados dos melhores médicos, que colocaram minha saúde e minha recuperação como prioridades. Um mês após o ocorrido, e baseado nos conselhos de especialistas sobre minhas lesões na cabeça e coluna, eles acham que eu devo parar de correr. Colocaram de maneira clara que os riscos são grandes se eu continuar. Sendo assim, não tenho escolha a não ser parar””, disse o piloto na nota divulgada.

Tetracampeão da Indy (2007, 2009, 2010, 2011), Franchitti bateu na última volta da segunda bateria. Após tocar no carro do japonês Takuma Sato, veÁ­culo voou em direção ao alambrado. O choque provocou fraturas em duas vértebras, no tornozelo direito, além de concussão cerebral. A lesão no tornozelo levou o piloto a passar por duas cirurgias.

Na Indy, Franchitti disputou 265 corridas, com 31 vitórias e 92 pódios. O britânico venceu a famosa 500 Milhas de Indianápolis três vezes: em 2007, 2010 e 2012.

fonte: Terra