IndyCar: Franchitti e Castroneves têm o melhor retrospecto em circuitos de rua

Michael Andretti (EUA) é o melhor piloto levando em conta as corridas da antiga CART (ChampCar) e IndyCar Series.

A cidade de São Paulo receberá no próximo dia 14 de março, pela primeira vez, uma corrida de rua da Fórmula Indy, traçado que recebeu o nome de Circuito do Anhembi. Porém o histórico da categoria é longo neste tipo de provas, correndo em cerca de 16 circuitos – desde 1983, em Las Vegas (EUA) – levando em conta as categorias F-Indy e CART (Championship Auto Racing Teams, ou ChampCar) – que haviam se separado em 1994 e voltaram a integrar apenas um grid em 2009.

Se depender apenas dos números, dos pilotos que competem atualmente na Indy, o brasileiro Helio Castroneves e o escocês Dario Franchitti (atual campeão) são os grandes favoritos para a primeira posição no traçado paulista. Ambos têm melhor retrospecto em circuitos de rua, com cinco vitórias cada um. A estatística leva em conta os resultados das duas categorias – Indy e Mundial. O canadense Paul Tracy, que ainda negocia sua permanência no campeonato, se confirmado para a temporada 2010, lideraria as estatísticas com nove primeiros lugares neste quesito – mas quando disputava a ChampCar.

Se for levada em consideração apenas a Indy Racing League, categoria que começou em 1996, a situação não seria muito diferente: Helinho e Franchitti lideram as estatísticas com duas vitórias cada, mas também ao lado de Ryan Briscoe. Kanaan, Graham Rahal, Dan Wheldon e Will Power garantiram uma vitória em circuitos de rua da IRL.

Na história da Fórmula Indy, o piloto que mais venceu nas ruas foi o atual chefe de equipe da Andretti Autosport, Michael. Com 14 triunfos, o estadunidense – que hoje lidera os competidores Tony Kanaan, Danica Patrick, Ryan Hunter-Reay e o seu filho Marco Andretti – está à frente de Sebastian Bourdais, que competiu apenas na Fórmula Mundial. O piloto francês, que foi tetracampeão da categoria, obteve 12 conquistas em traçados de rua no total. Al Unser Jr., dos Estados Unidos, é o terceiro colocado (11 vitórias), seguido por Paul Tracy.

Entre os brasileiros, o pioneiro Emerson Fittipaldi é o segundo melhor nas disputas em traçados de rua, com quatro vitórias, garantindo o sexto lugar nas estatísticas gerais. Em seguida vêm os mineiros Bruno Junqueira e Cristiano da Matta, que conquistaram três primeiros lugares cada, sempre pela Fórmula Mundial. O baiano Tony Kanaan tem uma vitória, nas ruas de Detroit, no Grande Prêmio de 2007 da Fórmula Indy.

O australiano Will Power, que atualmente compete pela equipe Penske ao lado de Castroneves, é um dos destaques nos traçados não-permanentes, subindo três vezes no lugar mais alto no pódio. Seu compatriota e também companheiro de equipe, Ryan Briscoe, conquistou duas vitórias – assim como o inglês Justin Wilson.

Com um triunfo, ao lado de Kanaan, estão o inglês Dan Wheldon, o neozelandês Scott Dixon, o holandês Robert Doornbos, Ryan Hunter-Reay, e o estadunidense Graham Rahal (Bobby Rahal, pai de Graham, conta três vitórias no total).

Confira os números de vitórias em circuitos de rua na história da Fórmula Indy e Fórmula Mundial:

Michael Andretti (Estados Unidos) – 14 vitórias
Sebastian Bourdais (França) – 12
Al Unser Jr (Estados Unidos) – 11
Paul Tracy (Canadá) – 9
Mario Andretti (Estados Unidos) – 6
Alex Zanardi (Itália) – 5
Dario Franchitti (Escócia) – 5
Helio Castroneves (Brasil) – 5
Emerson Fittipaldi (Brasil) – 4
Bobby Rahal (Estado Unidos) – 3
Bruno Junqueira (Brasil) – 3
Cristiano da Matta (Brasil) – 3
Danny Sullivan (Estados Unidos) – 3
Will Power (Inglaterra) – 3
Adrian Fernandez (México) – 2
Jimmy Vasser (Estados Unidos) – 2
Mario Dominguez (México) – 2
Ryan Briscoe (Austrália) – 2
A.J. Allmendinguer (Estados Unidos) – 1
Dan Wheldon (Inglaterra) – 1
Graham Rahal (Estados Unidos) – 1
Greg Moore (Estados Unidos) – 1
Jacques Villeneuve (Canadá) – 1
John Andretti (Estados Unidos) – 1
Juan Pablo Montoya (Colômbia) – 1
Justin Wilson (Inglaterra) – 1
Mark Blundell (Inglaterra) – 1
Nelson Philippe (França) – 1
Nigel Mansell (Inglaterra) – 1
Robbie Gordon (Estados Unidos) – 1
Tony Kanaan (Brasil) – 1
Robert Doornbos (Holanda) – 1
Ryan Hunter-Reay (Estados Unidos) – 1
Scott Pruett (Estados Unidos) – 1
Tom Sneva (Estados Unidos) – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *