IndyCar: Ryan Hunter-Reay vence prova confusa em New Hampshire

O norte-americano Ryan Huntr-Reay (Andretti Autosport) venceu neste domingo (14/08), o GP de New Hampshire, 12ª etapa da temporada. Foi a primeira vitória de Hunter-Reay no ano. O espanhol Oriol Servia (Newman-Haas) e o neozelandês Scott Dixon (Ganassi) completaram o pódio.

Devido Á  possibilidade de chuva a largada foi adiantada em 23 minutos. Logo após a largada o britânico Mike Conway (Andretti Autosport) rodou na saÁ­da da curva dois, acertando o norte-americano Graham Rahal (Ganassi). Pouco depois da relargada o brasileiro Helio Castroneves (Penske) também rodou na curva dois, indo direto no muro. Castroneves foi para os boxes, perdendo 14 voltas.

A prova seguiu sem bandeiras amarelas até a 110ª volta, quando o norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport) e o sul-africano Tomas Scheckter (Dreyer&Reinbold) se tocaram. Na sequencia, Scheckter acabou batendo no brasileiro Tony Kanaan (KV Racing), que vinha entre os dez primeiros. Kanaan bateu na barreira de pneus, capotando. O piloto saiu ileso do carro.

O escocês Dario Franchitti (Ganassi) era o lÁ­der, seguido pelo japonês Takuma Sato (KV Racing).   Na relargada, na 118º volta, o lÁ­der do campeonato tocou em Sato, indo direto no muro da reta, e abandonando. Foi o primeiro abandono de Franchitti desde o GP de Kansas de 2009. Ele havia liderado 115 voltas.

Sato assumiu a culpa pelo acidente, falando que estava muito perto de Franchitti.

Hunter-Reay assumiu a liderança, seguido por Servia e Dixon. Com a última rodada de pits stops, e a entrada de Sato nos boxes para reabastecer, o piloto da Andretti retomou o controle de prova.

Faltando 18 voltas para o final, uma garoa provocou a bandeira amarela, a quinta da prova. Contrariando pilotos e chefes de equipe a bandeira verde foi agitada dez voltas depois.

Com a pista molhada, a norte-americana Danica Patrick (Andretti Autosport), que vinha em 6º, rodou na reta dos boxes, iniciando uma confusão que envolveu o australiano Power (Penske), Sato, Patrick, o norte-americano Ed Carpenter (Sarah Fisher) e o colombiano Sebastian Saavedra (Conquest).

A prova foi paralisada em bandeira vermelha, com os pilotos parando os carros na reta dos boxes do circuito oval de 1,25 Milhas. Power saiu do carro furioso, pulou o muro do pitlane e fez gestos obscenos em direção a Direção de Prova.

Depois de alguns minutos a prova foi oficialmente encerrada, com o resultado oficial sendo o da 215ª volta, duas antes da relargada.

O diretor da prova Bryan Bernhardt, assumiu o erro de ter ordenado a relargada, mas justificou a decisão pelas informações passadas pelos fiscais de pista, que avaliaram a pista em condições de ter as voltas finais em bandeira verde.

“Foi um erro da parte dos comissários e a única coisa certa e a mais justa a fazer é considerar a ordem da corrida antes do reinÁ­cio”, declarou Bernhardt.

Hunter-Reay venceu, seguido por Servia e Dixon. O canadense James Hinchcliffe (Newman-Haas) foi o 4º, seguido por Power e Patrick.

Entre os demais brasileiros Vitor Meira (A.J.Foyt) terminou em 10º, Bia Figueiredo (Dreyer&Reinbold) 14º e Helio Castroneves (Penske) na 17ª posição.

Foram seis bandeiras amarelas, e uma vermelha. Além de Franchitti (115 voltas) e Hunter-Reay (71) também lideraram a prova: Sato (13), Power (12), Dixon (2) e o australiano Ryan Briscoe (2).

Franchitti lidera o campeonato com 443 pontos. Power é o 2º com 396, seguido por Dixon com 370.

A próxima etapa acontece em Sonoma, no dia 28 de agosto.

Final:

1º – Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti
2º – Oriol Servia (ESP) Newman Haas – a 0s2361
3º – Scott Dixon (NZL) Ganassi – a 1s4839
4º – James Hinchcliffe (EUA) Newman Haas – a 2s1750
5º – Will Power (AUS) Penske – a 2s8250
6º – Danica Patrick (EUA) Andretti – 3s6173
7º – Takuma Sato (JAP) Penske – a 4s1174
8º – Ryan Briscoe (AUS) Penske – a uma volta
9º – Charlie Kimball (EUA) Ganassi – a duas voltas
10º – Vitor Meira (BRA) Foyt – a três voltas
11º – Ed Carpenter (EUA) Sarah Fisher – a três voltas
12º – EJ Viso (VEN) KV Racing – a três voltas
13º – Alex Lloyd (GBR) Dale Coyne – a quatro voltas
14º – Bia Figueiredo (BRA) Dreyer & Reinbold – a cinco voltas
15º – Sebastian Saavedra (COL) Conquest – a cinco voltas
16º – Simona de Silvestro (SUI) HVM – a seis voltas
17º – Helio Castroneves (BRA) Penske – a 13 voltas

Pilotos que abandonaram

18º – James Jakes (GBR) Dale Coyne – 188 voltas/mecânico
19º – Alex Tagliani (CAN) Sam Schmidt – 149 voltas/mecânico
20º – Dario Franchitti (GBR) Ganassi – 136 voltas/acidente
21º – JR Hildebrand (EUA) Panther – 130 voltas/acidente
22º – Tony Kanaan (BRA) KV Racing – 121 voltas/acidente
23º – Tomas Scheckter (AFS) – 121 voltas/acidente
24º – Marco Andretti (EUA) Andretti – 109 voltas/acidente
25º – Mike Conway (GBR) Andretti – 0 volta/acidente
26º – Graham Rahal (EUA) Ganassi – 0 volta/acidente
27º – Pippa Mann (GBR) Conquest – 0 volta/não largou