Informações: Cleyton Pinteiro é eleito presidente da CBA

Votação aconteceu hoje no Rio de Janeiro.

O pernambucano Cleyton Pinteiro foi eleito hoje (sexta, 16) presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, CBA, para o quadriênio 2009/2013. A votação aconteceu esta manhã na sede da entidade, no Rio de Janeiro e a chapa de Pinteiro foi eleita por aclamação; a posse da nova diretoria foi marcada para o dia 16 de março. O brasiliense Dione Rodrigues de Souza, o paraense Antonio dos Santos Neto e o paranaense Valmor Weiss são os três vice-presidentes da chapa “Por uma CBA de verdade”, que é completada por Aylton Quintiliano Jr ( RJ), Eduardo José Leal de Faria Neves (RJ) e Edison Rodrigues Campos (GO) como membros efetivos do Conselho Fiscal. Romulo Rhemo Palitot Braga (PB), Affonso Henriques Moniz Barreto de Aragão Daquer (RJ) e Gil Marcus Cosenza da Silva (RJ) são os membros suplentes desse conselho.

O nome de Cleyton Pinteiro foi escolhido por 13 federações (Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Tocantins) para liderar a chapa de oposição à situação comandada por Paulo Scaglione, que exerceu dois mandatos consecutivos. Embora tenha anunciado publicamente sua intenção de disputar sua terceira eleição Scaglione não inscreveu ou apoiou nenhuma chapa. Na eleição de hoje Pinteiro acabou sendo eleito por aclamação.

Os planos do novo presidente para administrar a CBA serão focados no automobilismo regional, na profissionalização da estrutura da entidade e na prática da ética e transparência. Pinteiro assume a presidência em meio a um clima econômico que afetou todos os níveis do automobilismo, mas ainda assim mostra-se otimista para comandar os rumos do esporte nos próximos quatro anos:

“Temos um trabalho árduo pela frente, particularmente no que toca a base do automobilismo.Por outro lado temos um grupo de pessoas apaixonadas pelo automobilismo e dispostas a arregaçar as mangas para colocar o esporte no lugar que ele merece.”

Cleyton Pinteiro:

 

Pernambucano e nascido em 1º de agosto de 1947, Cleyton Pinteiro é empresário no ramo de máquinas pneumáticas. Kartista amador em seus tempos de juventude, Pinteiro sempre foi ligado ao automobilismo esportivo, tendo ocupado a presidência da Federação Pernambucana de Automobilismo. Foi durante sua gestão à frente dessa entidade que o autódromo de Caruaru foi construído e a entidade passou a ter sede própria.

Eleito primeiro vice-presidente na chapa de Paulo Scaglione no mandato 2001/2005, Pinteiro acredita que esse período foi um período marcado por realizações e a recuperação de alguns valores relegados a segundo plano em função da conjuntura da época; por estas razões ele continuou apoiando o atual presidente da CBA em seu segundo termo à frente da entidade. No segundo mandato, porém, o trabalho de Scaglione tomou outros rumos e pouco a pouco consolidou a formação de um grupo que buscava por correções de curso e atitudes mais pró-ativas às diversas categorias praticadas regionalmente. Ante a crescente dificuldade em realizar essas mudanças um grupo de federações de diversas regiões (Aqui colocamos ou apresentamos à parte as listas das federações que assinaram o primeiro manifesto) do País decidiu apresentar uma chapa de oposição para concorrer ao próximo mandato. O nome de Cleyton Pinteiro foi aclamado por unanimidade para liderar essa chapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *