Intercontinental Formula, quando a F-1 se dividiu em duas categorias

 
Um novo regulamento, com apoio da Ferrari e Porsche, entrou em vigor em 1961, com os motores dos carros de F-1 tendo um litro diminuído em sua potencia, de 2,5 litros para 1,5 litros.
 
A alteração do regulamento foi anunciada no final do sistema de 1958 pelo então presidente da FIA, M. Augustin Perouse.
Pode ser uma imagem de carro e ao ar livre
 
Seu anúncio não agradou os construtores britânicos. Eles se juntaram para apresentar uma oposição unida ao anuncio da FIA e declararam seu apoio a uma Fórmula InterContinental de 3 litros. O meio litro adicionado destinava-se a atrair o maior número possível de inscrições dos Estados Unidos e da Australásia.
 
O campeonato teve uma única temporada, em 1961. Com apenas cinco provas sendo realizadas, todas na Grã-Bretanha, e com o final antecipado, não sendo declarado um campeão. O britânico Stirling Moss venceu três provas e o australiano Jack Brabham duas, ambos com Cooper T53.
Pode ser uma imagem de estrada
 
Ele atraiu o apoio das principais britânicas, Lotus, BRM, Cooper.
 
Além de inscrições adicionais na forma de um dos Scarabs de 1960 com motor dianteiro de Lance Reventlow, com Chuck Daigh, um Vanwall com motor traseiro feito sob medida – apelidado de ‘The Whale – para John Surtees – e vários Maserati de 4 cilindros com motor italiano e Coopers com motor Ferrari. O australiano Lex Davison comprou um dos Aston Martin DBR4, de motor dianteiro, para a disputa das provas. O neozelandês Bruce McLaren foi inscrito com um Cooper T53 pela equipe de Tommy Atkins.
 
Primeira etapa:
II Lombank Trophy 1961, Snetterton, Norfolk, Grã-Bretanha, 26 Março:
 
1 Jack Brabham, AUS Jack Brabham (Tommy Atkins car) Cooper T53 – Climax S4 (2.5 litre) FII-5-60 59’31.6″ 102.67 mph
2 Cliff Allison, GB UDT-Laystall Racing Team Lotus 18 – Climax S4 (2.5 litre) 915 1:00’53.2″
3 John Surtees, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53P – Climax S4 FI-1-61 36
4 Henry Taylor, GB UDT-Laystall Racing Team Lotus 18 – Climax S4 916 36
5 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53P – Climax S4 F1-2-61 35
6 Jim Clark, GB Team Lotus Ltd Lotus 18 – Climax S4 371 35
 
Segunda etapa:
 
XIII Lavant Cup 1961, Intercontinental Formula, Goodwood, Chichester, Grã-Bretanha, 3 Abril:
 
1 Stirling Moss, GB R.R.C. Walker Racing Team Cooper T53 – Climax (DNS Lotus – Climax ) F1-7-61 33’25.6″ 90.47 mph
2 Bruce McLaren, NZ C.T. Atkins Cooper T53 – Climax FII-8-60 33’26.2″
3 Graham Hill, GB Owen Racing Organisation BRM P48 484 33’45.0″
4 John Surtees, GB Yeoman Credit Racing Team Ltd Cooper T53 – Climax F1-5-61 34’26.4″
5 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Ltd Cooper T53 – Climax F1-4-61 34’42.0″
6 Tony Brooks, GB Owen Racing Organisation BRM P48 487 34’43.2″
 
Terceira etapa:
 
XIII B.R.D.C. International Trophy 1961, Intercontinental Formula, Silverstone Circuit, Towcester, Grã-Bretanha, 6 Maio:
 
1 Stirling Moss, GB R.R.C. Walker Racing Team Cooper T53P – Climax F1-7-61 2:41’19.2″ 87.18 mph
2 Jack Brabham, AUS Cooper Car Co (Yeoman Credit car) Cooper T53 – Climax F1-5-61 79
3 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax F1-4-61 78
4 Henry Taylor, GB UDT-Laystall Racing Team (RRC Walker car) Lotus 18 – Climax 916 78
5 John Surtees, GB G.A. Vandervell Vanwall VW14 (rear-engined) VW14 77
6 Tony Brooks, GB Owen Racing Organisation BRM P48 487 77
 
Quarta etapa:
 
XIII British Empire Trophy 1961, Intercontinental Formula, Silverstone Circuit, Towcester, Grã-Bretanha, 8 Julho:
 
1 Stirling Moss, GB R.R.C. Walker Racing Team Cooper T53 – Climax S4 F1-7-61 1:27’19.2″ 104.58 mph
2 John Surtees, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax F1-5-61 1:28’09.8″
3 Graham Hill, GB Owen Racing Organisation BRM 487 1:28’09.8″
4 Bruce McLaren, NZ Cooper Car Co (Atkins car) Cooper T53 – Climax FII-8-60 51
5 Jim Clark, GB Team Lotus Lotus 18 – Climax 372 50
6 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax F1-4-61 50
 
Quinta etapa:
 
Guards Trophy 1961, Intercontinental Formula, Brands Hatch, Grã-Bretanha, 7 Agosto:
 
1 Jack Brabham, AUS Cooper Car Co Ltd (Brabham R.O. car) Cooper T53 – Climax S4 FII-5-60 2:10’53.6″
2 Jim Clark, GB Team Lotus Lotus 18 – Climax S4 372 75
3 Graham Hill, GB Owen Racing Organisation BRM P48 484 75
4 Bruce McLaren, NZ Cooper Car Co Ltd (Atkins car) Cooper T53 – Climax S4 FII-8-60 75
5 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax S4 F1-4-61 73
6 Lex Davison, AUS Ecurie Australie Aston Martin DBR4/300 DBR4/4 71
Pode ser uma imagem de carro e ao ar livre
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, carro e ao ar livre
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *