IRL: Meira já admite chance real de vitória em Nashville

Brasileiro aposta em bom desempenho da Panther no oval ‘hÁ­brido’ que recebe na noite deste sábado a nona etapa da temporada 2006.


A seqüência de bons resultados na temporada 2006 da Fórmula Indy tem mudado as expectativas de Vitor Meira. Sempre bastante comedido ao relacionar seus planos para cada etapa, o piloto brasileiro da Panther, pela primeira vez no ano, admitiu a chance real de disputar a vitória no GP de Nashville, oitava etapa. A prova será disputada na noite deste sábado (15), no circuito oval de 1,33 milha do Nashville Superspeedway, no Tennessee.

As caracterÁ­sticas do traçado constituem um dos fatores de motivação do brasileiro para a terceira prova noturna do ano. “Nashville é diferente de todos os outros lugares onde a gente corre. Não é uma pista de baixa velocidade, daquelas que obrigam você a aumentar a pressão aerodinâmica, mas também não é tão de alta a ponto de permitir que as equipes eliminem esse downforce. É como se fosse um circuito hÁ­brido, ou algo assim”, analisa.

Vitor entende que tais caracterÁ­sticas devem diminuir a vantagem técnica das duas principais equipes da Indy na atualidade. “A Penske tem se dado bem em pistas de alta e de baixa. Os carros da Ganassi vão bem nas de alta. No caso de Nashville, acho que a Panther pode estar bem mais próxima das duas. Depois de tudo que tem acontecido neste ano, posso dizer que temos uma chance, uma boa chance, de ganhar a corrida”, afirma, confiante.

O retrospecto recente da temporada denota o crescimento que a Panther vem experimentando. Nas quatro últimas etapas, ele conquistou segundos lugares em Watkins Glen e em Richmond, foi sexto no Texas e terceiro no Kansas. Assim, somou 143 pontos. Mais que isso, na mesma fase do campeonato, só o lÁ­der Sam Hornish Jr., da Penske, que fez 156 pontos com duas vitórias, um quarto e um 12º lugar, além de duas provas liderando o maior número de voltas.

A temporada da F-Indy está a seis corridas do encerramento. Hornish Jr., com as vitórias nas duas últimas corridas, assumiu a liderança com 300 pontos. Sua vantagem sobre o brasileiro Helio Castroneves, seu companheiro na Penske, é de 20 pontos. O neozelandês Scott Dixon, com 261, e o inglês Dan Wheldon, com 257, vêm a seguir. Eles formam a dupla da Ganassi. Meira, com 227, ocupa a quinta posição na tabela de classificação do campeonato.