João Pedro Maia disputará a Fórmula 4 FIA Argentina na temporada 2020

João Pedro Maia testou o carro da Fórmula 4 FIA Argentina

Campeão sul-americano e sul-brasileiro de kart em 2018, João Pedro Maia (BPAM) dará nesta temporada seu terceiro “passo” no automobilismo. Depois de competir de kart nos primeiros anos de sua carreira e de disputar a Fórmula Vee em 2019, o paulista anunciou sua participação na Fórmula 4 FIA na Argentina em 2020.

Com status de categoria oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a F4 FIA Argentina oferece custos mais baixos em relação a campeonatos de caráter semelhante. João Pedro Maia, que completará 16 anos apenas em dezembro, optou por correr no paÁ­s vizinho em função de sua idade, dentre outros motivos.

“Não há porque eu permanecer na Fórmula Vee por mais um ano, então a F4 FIA Argentina é o caminho natural para evitar que eu ‘perca’ esta temporada, já que na Europa eu só poderia correr com 16 anos completos”, explica o piloto de Campinas (SP), campeão paulista e campeão da ECPA na Fórmula Vee em 2019, que correrá na Argentina aos 15 anos de idade graças a um acordo entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e o Automóvel Clube Argentino (ACA).

A proximidade geográfica com os “hermanos” e os custos menores em relação a viagens para a Europa, bem como em relação ao “pacote técnico” são outros fatores que influenciaram na decisão de João Pedro Maia em correr na Fórmula 4 FIA Argentina.

“Se compararmos com a França, os valores ficam em menos da metade”, revela João Pedro Maia (BPAM). “E na Itália e na Inglaterra os números em relação Á  Argentina são quase quatro vezes maiores”, continua o piloto, ganhador do Capacete de Ouro em 2019.

A Fórmula 4 FIA Argentina segue os mesmos padrões exigidos pela FIA para suas “irmãs” europeias, tanto em termos técnicos quanto em currÁ­culo, já que o peso de pontuação para a obtenção da Superlicença para a Fórmula 1 – claramente o objetivo de João Pedro Maia – é o mesmo.

A temporada 2020 da Fórmula 4 FIA Argentina terá oito etapas duplas, assim distribuÁ­das:
1ª etapa – 24 e 25 de março
2ª etapa – 21 e 22 de abril
3ª etapa – 12 e 13 de maio
4ª etapa – 23 e 24 de junho
5ª etapa – 11 e 12 de agosto
6ª etapa – 8 e 9 de setembro
7ª etapa – 20 e 21 de outubro
8ª etapa – 17 e 18 de novembro