Kart: 160 pilotos disputaram a primeira rodada dupla do Light

Neste sábado (5) o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo, recebeu as atividades da quinta rodada da Copa São Paulo Light de Kart. O evento, que é um dos mais importantes no calendário do kart nacional, recebeu 160 competidores que, na pista, mostraram extrema dedicação em corridas realmente de arrepiar.

A movimentação da etapa começou ainda na quinta-feira, feriado de “Corpus-Cristi” onde vários pilotos aproveitaram o dia livre para já darem inÁ­cio Á  preparação para as corridas. Na sexta, as equipes receberam os motores da organização para os treinos da tarde e, a partir daÁ­, finalizaram os ajustes para as duas corridas que teriam pela frente.

Mereceram destaque nesta rodada o considerável aumento no número de competidores das classes Mirim e Sprinter que respectivamente, alinharam 15 e 19 pilotos em seus grids. Fora isso, as demais categorias continuaram com Á­ndices excelentes de participação com exceção da Graduados, que teve uma pequena redução na etapa, dez pilotos. Cadete teve 33 e foi a maior da rodada dupla. Júnior Menor teve 23, Júnior, 17; Super Sênior 22 e Master “A” e “B”, 21.

Nas provas da Mirim o pequeno Raikkonen Sakzeninan mostrou-se mais uma vez imbatÁ­vel e, mesmo tendo largado da quarta posição não demorou para assumir a liderança da primeira corrida e seguir tranquilo para a vitória. Na segunda bateria a vitória foi de ponta-a-ponta e o piloto comemorou bastante os dois primeiros lugares do dia.

Com 33 garotos no grid a Cadete teve provas de arrepiar com emoção garantida do inÁ­cio ao fim. Na primeira corrida a vitória ficou com o gaúcho Bruno Bertoncello e, a segunda vitória, foi do mato-grossense Gabriel Sereia. Ambos foram muito assediados e somente confirmaram as primeiras posições no momento das bandeiradas.

Seguindo a programação da manhã a categoria Júnior Menor teve seis karts na briga pela primeira posição que, da forma mais limpa e correta possÁ­vel dividiam as curvas em busca da liderança. A maioria deles, acostumados Á s apertadas disputas da Cadete, aprendeu a andar sob pressão e, com isso, deram uma aula de pilotagem até mesmo para os mais velhos. Ao final, vitória de Renato Júnior na primeira corrida e Artur Fortunato, na segunda.

As últimas baterias das classes da manhã foi a dos pilotos da categoria Júnior. A pole-position ficou com o goiano Yago Cesário, mas, quem foi o grande destaque da primeira corrida foi o carioca Olin Galli. Após partir da última posição ele fez uma bela prova de recuperação e venceu de maneira contundente a primeira corrida. A segunda corrida foi marcada por outra bela recuperação, desta vez, do mineiro João Pedro Archer. Também partindo da última posição o piloto escalou todo o pelotão até chegar na briga pela liderança. Mas, diferente de Galli na primeira corrida, Archer não conseguiu superar o gaúcho Gabriel Robe, que vinha em primeiro e, com isso, recebeu a bandeirada na segunda posição. Robe foi realmente o vencedor.

As corridas da tarde começaram com a classe Sprinter reunindo seu maior grid da temporada. Com pilotos que já reuniam alguma experiência com outros que faziam sua primeira corrida da vida a prova foi bastante movimentada, repleta de rodadas e as inevitáveis batidas. Diante da situação quem se deu melhor foi o potiguar André Flor que, com muita firmeza, venceu as duas corridas com grande diferença para o restante do pelotão.

A classe Graduados, a mais rápida do Light, teve largando da primeira posição o piloto brasiliense Matheus Vieira. Mas, quem ganhou a primeira corrida foi Bruno Bonifácio. Ele largou da terceira posição e não demorou muito para assumir a primeira posição. Uma vez lÁ­der o piloto da equipe Mauro Competições seguiu abrindo vantagem até receber a bandeirada final com mais de cinco segundos de vantagem para o segundo colocado. Na segunda prova a vitória ficou com Vieira que, depois de partir da última posição fez bela prova de recuperação e, pouco a pouco escalou todo o pelotão. Na metade da prova ele já liderava e, daÁ­ por diante, manteve o seu ritmo forte e recebeu a bandeira da vitória com mais de seis segundos de vantagem para o segundo colocado.

Seguindo o tarde de competições os experientes pilotos da Super Sênior foram para a pista. Com um invejável grid de 22 competidores as corridas foram bem disputadas. A pole-position foi de Massayuki Katsui que, após boa largada, conseguiu abrir um pouco do restante do pelotão. Mas, na segunda metade da prova, teve de controlar a distância para José Augusto Dias que se aproximava bastante. A cada volta o concorrente chegava mais, mas, Katsui conseguiu extrair o melhor de seu kart e venceu. Na segunda corrida, Dias conseguiu enfim a ultrapassagem e, desde então, não mais perdeu a liderança até a volta final. Destaque nesta prova também para o finlandês Timo Jokkinen que chegou na segunda posição.

Encerrando as atividades de um sábado com 16 corridas as categorias Master “A” e “B” foram juntas para a pista. O brasiliense Felipe Neira foi o pole-position com um excelente tempo. Boa performance também ele manteve na primeira corrida quando, rapidamente, conseguiu abrir de seus concorrentes. No final da prova, porém, sofreu com a aproximação de Luis Midon que veio recuperando terreno durante a prova e, no final, cruzou a linha de chegada praticamente junto com Felipe, que venceu. Na segunda corrida Midon conseguiu sua vitória trazendo consigo Daniel Croce na segunda posição. Pela categoria “B” a primeira vitória ficou com Ricardo Thomaz e, a segunda, com Ussama Ferdinian.

O Light entre agora em seu mais longo recesso do ano serão mais de 60 dias de descanso. Em virtude da realização do Campeonato Brasileiro no mês de julho o Light retornará apenas no mês de agosto. A sexta rodada do ano, com as provas válidas pela primeira etapa do segundo turno, será disputada no dia 14 de agosto, também no Kartódromo Aldeia da Serra.