Kart: Bruno Smielevski venceu na abertura da Copa SPR Light em sua estreia na Graduados

Pole position da Novatos na última edição do Campeonato Brasileiro e do Sul-Brasileiro, competitivo em todas as corridas que disputou e campeão da Copa SPR Light no ano passado, o catarinense Bruno Smielevski (Betha Sistemas | JrRacing | T.I. Performance | DTR Motorsport | CRG Brasil) fez uma bela estreia na categoria mais importante do kartismo nacional.

No último sábado (23), disputando a etapa de abertura da Copa SPR Light no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), Bruno Smielevski viveu um novo desafio. Mesmo sem necessidade, o piloto de Criciúma (SC) optou por competir na Graduados em 2019, já que a nova categoria reúne os melhores pilotos do Brasil, o que se torna, naturalmente, uma forma de aprendizado ainda mais rápida e eficiente.

Competindo ao lado de André Nicastro e de Olin Galli, que juntos somam 15 tÁ­tulos no Campeonato Brasileiro, Smielevski teve um inÁ­cio difÁ­cil, com resultados tÁ­midos nos treinos da semana. Depois de um trabalho intenso com seu preparador Júnior Silveira, da JrRacing, e de estudar bastante os dados da telemetria coletados por Thomás Becker, da T.I. Performance, as posições finais foram melhorando.

Após obter o 4º lugar na tomada de tempos, Bruno fez uma boa largada na primeira bateria e chegou a andar em 2º, disputando posição com Nicastro. Depois de algumas trocas de posição, Smielevski terminou em 3º, atrás exatamente de Galli e Nicastro. A segunda bateria foi ainda mais emocionante, com o piloto catarinense largando em 3º.

Galli manteve a ponta na largada, enquanto Bruno Smielevski (Betha Sistemas | JrRacing | T.I. Performance | DTR Motorsport | CRG Brasil) superava Nicastro e partia em busca do lÁ­der, que estava muito rápido. A esta disputa logo se juntaram mais dois pilotos, Victor Backes e Guilherme Lioi. Com o abandono de Galli – e mais tarde de Nicastro -, a disputa passou a ser pela liderança, que acabaria com Backes, seguido de Lioi e Smielevski. Porém, o piloto de Chapecó terminaria sendo desclassificado por irregularidades técnicas e o criciumense subiu para a segunda posição. E, após a soma dos pontos, Bruno Smielevski foi declarado vencedor da etapa logo em sua estreia na Graduados.

“Foi um final de semana muito bom e estou bastante feliz com o resultado que obtive. Trabalhamos bastante para chegar ao acerto ideal para o kart, mas o Júnior, meu preparador, conseguiu encontrar o melhor ajuste, trabalhando com os dados coletadas pela T.I. Performance e analisadas pelo Thomás. As condições climáticas também foram bastante duras. O calor intenso prejudicava muito a aderência dos pneus e também o desempenho do motor”, resumiu Bruno Smielevski.

“O desafio não parou por aÁ­. Ainda estou me acostumando a andar com pneus de selo amarelo e este final de semana optei por correr com chassi CRG. O começo dos treinos foi difÁ­cil, mas fui me animando quando os resultados começaram a aparecer. E pelo fato de ter entrado na pista com dois dos maiores campeões do kartismo nacional e ter vencido, me sinto imensamente satisfeito. Agradeço pelo apoio da minha famÁ­lia, do meu patrocinador, Betha Sistemas, a JrRacing pelo kart ‘voador’, a T.I. Performance pela telemetria e, por último, mas não menos importante, ao Dudu, da DTR Motorsport, pelos carburadores ‘canhões’, e ao Ricardo, pelo suporte técnico no chassi CRG”, finaliza.

Bruno Smielevski continua sua preparação para os campeonatos que disputará em 2019, dentre eles o Sul-Brasileiro, Brasileiro, Copa Brasil e Sul-Americano.