Kart: Cláudio Cantelli Júnior crava a pole-position no Sul-Brasileiro

Piloto aponta experiência como fator decisivo para conquistar o melhor tempo desta sexta-feira na competição disputada no Rio Grande do Sul.

O primeiro campeonato nacional de kart do ano tem nesta sexta-feira (13/3) o seu primeiro dia de decisões. A primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart – que está sendo disputada no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), viu nesta manhã a definição do grid de largada para a primeira das duas corridas do final de semana que se encerra neste sábado. Na principal categoria do torneio – a Graduados A – o paranaense Cláudio Cantelli Júnior marcou o melhor tempo e parte da posição de honra na primeira bateria.

Nome constante nas primeiras posições durante os treinos livres de quarta e quinta-feira, Cantelli Júnior mostrou surpresa com o resultado da tomada de tempos. “ No primeiro treino livre eu já percebi que o pessoal da categoria tinha um equipamento muito mais acertado que o meu e que a disputa seria bem difícil”, lembrou o piloto. “ A partir de então começamos um trabalho de desenvolvimento, experimentando várias combinações de peças principalmente na parte do motor”, comentou Cantelli.

A pista do Velopark, com 1.500 metros de extensão, não é só a mais moderna do país. É também uma das mais rápidas e, consequentemente, exige muito dos motores 125 cilindradas de dois tempos utilizados no kart. “ Sem dúvida a experiência que eu tenho no automobilismo foi fundamental nessa classificação. Eu pude explorar os limites do kart trabalhando muito próximo do erro”, avaliou Cantelli Júnior. “ Essa experiência, somada ao trabalho da equipe no acerto do chassi e do motor, garantiu um excelente resultado que estava acima das expectativas”, reconheceu o piloto que trabalha com a estrutura da equipe Quake 2, uma das mais experientes e vitoriosas do kartismo brasileiro.

Para as duas corridas do final de semana, porém, Cláudio Cantelli espera uma disputa ainda mais equilibrada e visa, principalmente, o trabalho no acerto do kart para o Campeonato Pan-Americano – que será disputado no mesmo circuito em maio. “ Vencer aqui não é a prioridade, ainda que em uma corrida você sempre busque a vitória. Mas mais importante agora é trabalhar no kart pensando no Pan e é isso que vamos fazer. As corridas devem ser ainda mais difíceis que a tomada de tempos”, concluiu o piloto de Guarapuava, no Paraná.

A pole-position foi conquistada com o tempo de 57s829. Ao seu lado na primeira fila do grid, Cantelli terá o jovem Jonathan Louis que estabeleceu o tempo de 58s093. Os dois, entretanto, disputam categorias diferentes. Cantelli participa da Graduados A e Louis, da Graduados B. Confira quem são os dez primeiros colocados no grid de largada para a primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart:

1- A – Cláudio Cantelli Jr (PR), 57s829
2- B – Jonathan Louis (PR), 58s093
3- A – Tiago Ávila  (PR), 58s138
4- B – Felipe Fraga (TO), 58s139
5- B – Pietro Fantin (PR), 58s303
6- B – Jean Paturle (MG), 58s444
7- A – Eduardo Dieter (RS), 58s458
8- A – Rodrigo Miguel (RS), 58s961
9- B – Vinícius Perdigão (BA), 59s158
10- B – João Varaschin (SP), 59s202

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *