Kart: Guerin vence na pista mas perde o título no tapetão

Paulista conquistou o título da Júnior mas, uma hora depois de dar a volta da vitória no kartódromo de Farroupilha (RS), foi punido pela direção de prova.

Durou pouco o gosto de ser campeão brasileiro para o paulista Victor Guerin (Puma). Depois de conquistar de maneira brilhante o título da categoria Júnior no Campeonato Brasileiro de Kart ao chegar na 2ª colocação na quarta e última bateria do torneio, o piloto foi punido com o acréscimo de dez segundos por recuperar sua posição de largada e caiu para o 8º lugar na corrida, o que lhe tirou o título de campeão e o colocou na 5ª posição na tabela de pontos.

Em sua primeira participação no Campeonato Brasileiro de Kart, que teve a sua primeira fase destinada as categorias menores, realizada na cidade gaúcha de Farroupilha, Guerin mostrou maturidade no primeiro dia de competição, alcançado um 3º e um 2º lugares nas primeiras duas corridas. No sábado, Victor enfrentou problemas com a pista suja de lama e terminou a 3ª bateria na 11ª colocação, posição da qual partiu para a última corrida.

Fazendo uma excelente prova, o paulista veio recuperando posições até receber a bandeirada final na 2ª colocação, a 0s148 atrás do goiano Gabriel Navarrete, o vencedor dessa bateria. Com a soma dos pontos e o descarte do pior resultado de cada piloto, Guerin assegurou o título com 36 pontos conquistados, contra 34 do tocantinense Felipe Fraga.

Entretanto, uma hora após o encerramento da categoria Júnior, onde o paulista deu uma volta de comemoração na pista a bordo de uma caminhonete da organização como campeão brasileiro de kart, veio a punição por parte da direção da prova. Isso porque durante as voltas de alinhamento, Victor perdeu contato com o pelotão e quando se juntou ao grupo para a largada, voltou a sua posição original no grid, quando teria de ficar na última colocação.

“Depois dos problemas da terceira bateria, a chance de título estava muito difícil, mas fiz uma boa corrida na prova final e consegui fazer o que parecia impossível. Aí veio essa punição que pegou a gente de surpresa, pois nas competições que participo em São Paulo (SP), retomar a posição no grid é normal. Ainda estou muito chateado, já que consegui reverter na pista uma situação complicada para depois perder tudo nessa punição, que veio um bom tempo depois da bandeira quadriculada ser agitada.”, lamentou Victor, que agora volta suas atenções para o Campeonato Paulista Light de Kart, no qual lidera a categoria Júnior.

A segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart será realizada em Lauro de Freitas, BA, entre os dias 26 e 28 de julho com a participação das categorias Sudam Jr., Graduados B, Graduados A, Sênior B, Sênior A, e Super Sênior. Confira como ficou a classificação final das seis categorias disputas em Farroupilha (RS).

Mirim
1º David Bellaver (RS), 44 pontos
2º Giuliano Raucci (SP), 38
3º Matheus Klein (RS), 33

Cadete
1º Yago Cesário (GO), 42 pontos
2º Yuri Cesário (GO), 37
3º Erik Gasparini (SP), 36

Júnior Menor
1º Guilherme Silva (MG), 42 pontos
2º Jonathan Louis (PR), 33
3º Jean Aguiar (SP), 30

Júnior
1º Felipe Fraga (TO), 36 pontos
2º Tiago Ávila (PR), 34
3º Marcelo Anselmi (PR), 32
5º Victor Guerin (SP), 23

Novatos
1º César Perin (SP), 40 pontos
2º Lucas Foresti (DF), 37
3º Daniel Kaefer (PR), 25

Sudam
1º Dennis Dirani (SP), 42 pontos
2º Rafael Suzuki (SP), 40
3º Guilherme de Conto (PR), 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *