Kart: Kart com “fÁ´lego” de Fórmula 1

Na quarta etapa da Copa São Paulo Granja Viana, pilotos podem enfrentar megamaratona de até cinco corridas no mesmo dia, percorrendo mais de 200 km pelo circuito.

A quarta etapa da Copa São Paulo Granja Viana de Kart, que está marcada para este sábado (31) no kartódromo de Cotia, na grande São Paulo, pode se transformar em um verdadeiro teste de resistência para os pilotos. Isso porque as categorias Stock 125 e Pró-500 terão rodada dupla neste fim de semana, fato que criará uma situação curiosa – e principalmente desgastante – na rotina de alguns competidores.

Por terem sido suspensas da programação da terceira etapa da Copa São Paulo – disputada no dia 12 de abril -, as provas da Stock 125 e da Pró-500 foram remarcadas para este sábado. Com isso, os pilotos que disputam estas duas categorias terão desafio dobrado no Kartódromo da Granja Viana, e em casos extremos como o do Campeão Mundial de Kart João Gonçalves, chegarão a entrar na pista cinco vezes no mesmo dia.

Competindo regularmente na Stock 125 e na Shifter Kart, João foi convidado para correr na Pró-500 e, por esse motivo, terá um desafio inédito na carreira. Caso complete todas essas provas no sábado, João terminará o dia com uma marca impressionante: mais de 250 voltas completadas no traçado do Kartódromo Granja Viana – o que representa algo em torno de 250 km e uma exigência enorme ao preparo fÁ­sico do piloto. Para efeito de comparação, vale lembrar que durante uma etapa do Mundial de Fórmula 1 os pilotos percorrem cerca de 300 km.

“Já fiz três corridas em um mesmo sábado, mas cinco, é um recorde pessoal”, afirma o representante da equipe Dolly/Kart-Mini/AMF/Alpinestars. “O desafio será grande e, além do cansaço fÁ­sico, vou precisar ter muita atenção para ser competitivo. As categorias têm caracterÁ­sticas técnicas muito diferentes, e farei desde uma prova mais curta com um motor dois tempos, até uma corrida mais longa com o mesmo kart quatro tempos usado nas 500 Milhas da Granja Viana”, acrescentou.

Para suportar essa megamaratona, João Gonçalves intensificou a rotina de preparação fÁ­sica, e dedicou especial atenção aos músculos mais importantes na condução deste pequeno monoposto. “O kart exige muito dos ombros e dos antebraços”, ressaltou ele. “A cada curva o piloto sofre um esforço comparável ao de um exercÁ­cio de musculação com mais de cinco quilos de peso. A exigência aeróbica também é grande, e precisamos encarar tudo isso sem perder a concentração. Isso sem contar a pressão e adrenalina”, aponta.

A megamaratona de João Gonçalves na Copa São Paulo Granja Viana de Kart começa Á s 10h50 do próximo sábado, com a corrida da Shifter Kart. As atividades no circuito serão encerradas somente no final da tarde.